No passado domingo, dia 24 de Outubro, realizou-se, no Seminário Missionário Padre Dehon, a Festa Missionária, dois anos depois da última edição, com a participação dos vários grupos missionários.

Às onze horas da manhã, aconteceu um Concerto de Oração, que juntou música, Palavra de Deus e silêncio. A partir do meio dia, houve a abertura dos restaurantes para o almoço, que se prolongou durante algumas horas. Além dos restaurantes, que só estiveram abertos na hora do almoço, esteve ao longo do dia disponível a roulotte, que vendia vários produtos alimentares e onde as pessoas podiam tomar um café, sempre que o desejassem.

Às duas e trinta da tarde iniciou-se um leilão de cabazes, doados pelos vários grupos missionários, e outros produtos, para a ajuda das missões. Logo de seguida, iniciou-se um momento musical, com a participação dos cantores Élvio Santiago e Alexandre Faria.

Por último e a para concluir o evento, realizou-se pelas dezasseis e trinta a Eucaristia, presidida pelo Padre Armando Batista e concelebrada pelos seus colegas ex-missionários em Madagáscar: o Padre Álvaro Rodrigues, o Padre Joaquim António Magalhães e o Padre Agostinho Clemente Neto. Concelebraram também o Padre João Nélio Pereira, o atual Superior Provincial; o superior do SMPD, o Padre António Loureiro e, por último, o Padre João Chaves, da comunidade dehoniana do Forte da Casa.

Foi um dia que contou com a presença de bastante gente, vinda dos mais diversos lugares da zona norte do nosso país. Cada um deles a seu modo trouxe um pouco de alegria e certamente que foi para casa com entusiasmo redobrado.

Francisco Pereira, seminarista do SMPD