Fim-de-semana em grande para a JD

A Juventude Dehoniana esteve reunida em Fátima de 13 a 15 de Abril de 2007. Foi o X Encontro Nacional que teve como tema: Padre Dehon com o Coração de Deus. Cerca de 200 jovens vindos dos diversos Centros regionais (Porto, Lisboa, Funchal) da Juventude Dehoniana participaram nesta iniciativa que decorreu em clima de alegria, de convívio, de oração, de partilha e de amizade. Em conjunto partilharam a reflexão e vivência de cada Centro sobre o tema proposto para este ano.

Na sexta-feira, já ao declinar do dia 13, cada qual chegava a Fátima com um sorriso nos lábios e a alegria a transbordar do coração. Após o jantar fez-se o convívio de apresentação de cada centro, o Pe. Adérito apresentou o tema deste ano e o Superior Provincial, Pe. Manuel Barbosa, dirigiu umas palavras de saudação a todos os presentes.

No Sábado, pela manhã, utilizando os transportes que havia à disposição, todos os jovens concentraram-se no Santuário de Nossa Senhora da Ortiga, a poucos quilómetros de Fátima, onde deram início à caminhada de reflexão e oração que se prolongou até ao final do dia. Depois de receberem o bastão, símbolo do peregrino, os jovens caminharam durante várias horas passando por lugares significativos de Fátima: Santuário da Ortiga, lugar onde se deu a primeira presença da devoção mariana; Igreja Paroquial de Fátima, onde foram baptizados os pastorinhos; casas onde nasceram os videntes no lugar de Aljustrel, Loca do Cabeço onde os mesmos viviam o dia-a-dia cuidando dos rebanhos, brincando e rezando, e onde tiveram a primeira aparição do Anjo. Na parte final da caminhada, quando o sol primaveril já declinava no horizonte, os jovens reflectiram sobre o modo de caminhar hoje como cristãos inspirados no carisma do Padre Dehon. A jornada concluiu-se com o terço e a procissão de velas no recinto do Santuário de Fátima e com a partilha dos trabalhos realizados pelos grupos ao longo da caminhada.

Na manhã de Domingo houve celebração da Eucaristia, presidida pelo Superior Provincial, e ensaio das encenações. E de tarde realizou-se o ponto alto deste X Encontra Nacional da JD: O Festival de Encenações, sob o tema: Padre Dehon com o Coração de Deus. Aos jovens presentes em Fátima, juntaram-se familiares, amigos e religiosos dehonianos para a grande festa. Uma encenação da Madeira, duas do Porto e três de Lisboa espalharam, no coração da numerosa plateia presente no auditório, um magnifico colorido de imagens, gestos e emoções. No final fez-se a atribuição de prémios, mas mais importante que isso foi a riqueza da mensagem que todos os grupos prepararam e transmitiram. Por fim vieram as despedidas apressadas e a promessa de encontro marcada para o próximo ano.

| Zeferino Policarpo, scj |
 

plugins premium WordPress