Final do ano lectivo no Colégio Infante D. Henrique

Acabou! Graças a Deus! Férias!

Grito com diferentes sentimentos…

De alívio, para quem estava cansado de trabalhar, estudar…

De satisfação, para quem se sentia mais rico…

De agradecimento, para quem tinhalevado a cabo a sua tarefa…

O encerramento do ano escolar começou na quinta-feira, dia 30 de Junho, com a entrega de diplomas aos alunos do 4º ano e às crianças do pré-escolar. Houve discursos – grandes discursos de breves e curtas palavras de agradecimento – das crianças, apoiadas pelos docentes e animadores da festa. Cantaram, dançaram e exibiram-se em cenas teatrais, para alegria dos colegas e vaidade dos pais e presunção dos docentes: afinal o nosso esforço deu fruto. Descobriram-se grandes artistas de palmo e meio.

Depois de danças, récitas e cantares, veio o gelado para todos, para que se cumprissem as tradições: era véspera da Festa do Coração de Jesus.

Enquanto as crianças do pré-escolar faziam festa de despedida do ano escolar, os alunos do segundo e terceiro ciclos estavam entretidos em actividades desportivas, forma de ocupar tempo.

Grande gesto de gratidão foi o grande bolo que um aluno do 9º ano ofereceu a todos os docentes e pessoal auxiliar, ao se despedir da que foi a sua escola desde o primeiro ano. Sempre foram 9 anos no Colégio Infante D. Henrique!

A grande e oficial festa, porém, de encerramento do ano escolar verificou-se no domingo dia 3 de Julho.

O ponto alto foi a Eucaristia, presidida pelo padre Manuel Martins, que está a celebrar 50 anos de ordenação sacerdotal.

Antes de iniciar a celebração apresentou-se um resumo da vida e obra do celebrante e na introdução, o padre Manuel Martins explicou o sentido das frases escolhidas para a pagela alusiva aos seus 50 anos de vida sacerdotal. Na homilia focou a ideia evangélica “sem Mim nada podeis fazer”, convidando a assembleia a tomar consciência da obra que Deus quer fazer com a nossa colaboração.

Terminados os agradecimentos ao coro, aos docentes e pais e crianças e à comunidade religiosa, o director do colégio, o padre José Augusto Alves Cancela, tomou conta do “barco”.

Fez os avisos de fim de ano, entregou os prémios aos nomeados como melhores em comportamento, em aproveitamento escolar e em desporto.

Por fim falou o presidente da Associação de Pais e Encarregados de Educação, para agradecer o trabalho dos docentes, do pessoal auxiliar e da comunidade dehoniana. Falou também das actividades promovidas pela associação, pedindo – e lembrando – que a acção educativa não pode ser delegada totalmente na escola.

Nas salas de aulas, após um intervalo necessário, os directores de turma entregaram a caderneta da notas escolares e avaliação global dos alunos.

Caído o silêncio, os docentes e pessoal auxiliar reuniram-se na Sala dos Professores para um doce e fresco convívio. Não foi muito longo, já que novos afazeres escolares os esperavam no dia seguinte.

Num ano de “Partilhar É Fonte de Alegria”, a satisfação do dever cumprido reflectia-se no rosto cansado de todos.

As despedidas de alunos e de todo o pessoal fizeram-se em obrigado e graças a Deus.

 

 

Ferdinando Freitas, scj

plugins premium WordPress