Print Friendly, PDF & Email

 ▬ Uma vez por anos, todos os anos, os antigos alunos do Colégio Missionário são convidados a reunirem-se para fazer memória e para celebrar os momentos de vida que passaram connosco. Trata-te de uma festa para rir e chorar, lembrar as travessuras de infância e as lições de vida, recordar e conviver com velhas e novas amizades.

Este ano a Festa dos Antigos Alunos, como é chamada, contou com a participação de cerca de cinquenta ex-seminaristas e respectivas famílias.
As actividades começaram com a eucaristia, que se celebrou às 11h, na capela onde outrora eles rezavam todos os dias, sentados nos mesmos bancos que ainda hoje lá estão! Animaram os antigos alunos, por sinal ainda bem treinados na matéria. Presidiu o Pe. Isildo, nosso superior, e colega de uns e formador de outros…
Depois, alinhamo-nos todos para a foto de conjunto, como exige a tradição. A tradição e não só, as saudades também… As fotos relembram vidas e, nesta festa, uma só foto de grupo dá que falar por umas boas horas…

Feita a foto, com, pelo menos, umas cinco câmaras diferentes, fomos ao almoço. Comemos atum pescado na Madeira, oferecido por antigos alunos e cozinhado por antigos alunos. Estava uma delícia… E continuou-se a conversa…
Em seguida, o Irmão José Luís colocou-se de serviço à máquina de café cá de casa, café cuja fama corre a província, e é dito ser o melhor que temos. Café, e mais conversa.

Para desespero dos mais novos, não ouve jogo de futebol – essa é uma promessa sempre frustrada – queixavam-se… Em vez disso ouve cartas e outros jogos de mesa… E mais conversa porque, afinal de contas, esta é uma festa para recordar e conviver!

(As moradas da quarta classe não servem!…
Se também foste aluno do Colégio Missionário, tens saudades e gostarias de voltar a encontrar os teus colegas mas não foste convidado para a Festa, avisa-nos… Escreve ao Ir. Tarcísio para actualizar a tua morada de modo que também possas receber o convite para o próximo ano.)

» Emanuel Vítor Pinto, scj