Print Friendly, PDF & Email

A 9 de setembro de 2020, aniversário da Dedicação da Sé do Porto e memória de S. Pedro Claver, três novos seminaristas deram entrada no Centro Dehoniano: O César, natural da Venezuela, o Nuno, natural de Cabo Verde e residente na Póvoa de Santa Iria e o Fred, natural de Matosinhos. Todos nós fomos bem recebidos e acolhidos pela comunidade.

No dia 10 de setembro tivemos um encontro com o nosso formador, o Pe. Zeferino que nos  introduziu sobre a vida da casa, deu-nos algumas indicações sobre o que nos espera neste novo passo da nossa caminhada e delineou o plano para os dias que haviam de vir até ao início das aulas.

Reservámos o resto deste dia para tratar de assuntos que ainda estivessem pendentes na Faculdade e dar uma volta em conjunto para começarmos a criar laços entre nós enquanto pré-postulantes da Congregação dos Sacerdotes do Coração de Jesus.

No dia seguinte, pela manhã, saímos para um passeio, guiados pelo nosso formador. A primeira paragem foi em Viana do Castelo. Visitámos a embarcação Gil Eannes que, nos meados do século XX, serviu como navio hospital na faina da pesca do bacalhau. Depois passeámos pela cidade e recarregamos as nossas forças com um bom almoço.

Na parte da tarde subimos até ao Santuário de Santa Luzia. Aí tivemos oportunidade  para nos inteirarmos do contexto histórico da sua construção e do empenhamento do Padre Dehon na propagação da devoção ao Coração de Jesus, reservámos algum tempo para a adoração eucarística e subimos ao zimbório para admirar a bela e vasta paisagem.

Passámos a parte final do dia em Caminha com um bom momento de descontração, regressando depois ao Porto para o jantar.

Outro acontecimento significativo deste início de ano foi a “Missa Nova” do Pe. Joaquim no Centro Dehoniano, com a presença dos seus familiares, dos seminaristas e da comunidade. Na homilia o novo sacerdote reforçou a importância de nos deixarmos partir para permitir que Cristo construa um belo mosaico com todos os nossos fragmentos. Desta forma quis motivar-nos para o início desta caminhada. Após a celebração tivemos o almoço festivo e de agradável convívio.

Com todos estes elementos estávamos interiormente preparados para dar início ao ano académico. As aulas (presenciais) começaram a 14 de setembro. Os três seminaristas do Centro Dehoniano frequentam o 1º ano do Mestrado Integrado em Teologia, na Universidade Católica do Porto.

Estas são as principais pinceladas desta primeira semana de uma vida nova no Centro Dehoniano. Tudo serviu de impulso para um bom começo e para fortalecer a ligação entre nós. Esperamos fazer uma boa caminhada inseridos nesta comunidade que nos acolhe e que está aqui para nos ajudar a responder ao chamamento de Cristo.

Fred Noites