Habemus Governo!

Na manhã de ontem, dia 20 de Julho, e de forma muito célere e eficiente, elegemos o P. Carlos Luis Suárez Cordoniú como novo Superior Geral da nossa Congregação dos Sacerdotes do Coração de Jesus, como foi já amplamente noticiado. Terminada a eleição, trocados os abraços fraternos e feita a tomada de posse do Superior Geral, partimos para a eleição dos Conselheiros, num longo processo que começou na tarde de ontem e terminou ao fim da tarde deste 21 de Julho.

Quem está habituado a estas andanças já sabe como é que o processo se desenrola: discussão em assembleia plenária, partilha em grupos de trabalho, definição do perfil dos Conselheiros que se pretende, determinação dos critérios de eleição, decisão quanto ao número de Conselheiros a eleger. Depois de todas as discussões e partilhas, o Capítulo decidiu eleger 5 Conselheiros. Ao fim da manhã de hoje fez-se uma primeira sondagem e ao longo da tarde os Conselheiros foram sendo eleitos, um a um, alguns à primeira tentativa, outros a precisar de mais uma ronda de votações. Os três primeiros que foram eleitos transitam do anterior Governo que, recorde-se, foi interrompido a meio do mandato. Os dois últimos é que foram novidade, sendo que o último a ser eleito não fazia parte do Capítulo e, por isso, teve de ser contactado telefonicamente, tendo aceitado a missão para que fora escolhido; deve juntar-se a nós nos próximos dias, logo que possível.

O Conselho Geral para os próximos anos,  por ordem de eleição, fica assim constituído:

  • P. Léopold Mfouakouet, da Província dos Camarões
  • P. Stephen Huffstetter, da Província dos Estados Unidos da América
  • P. Artur Sanecki, da Província da Polónia
  • P. Alexander Sapta Dwi Handoko, da Província da Indonésia
  • P. Levi dos Anjos Ferreira, da Província da Alemanha, mas oriundo do Brasil.

 

Pela sua constituição, constatamos facilmente que se trata dum Conselho com representantes de todas as áreas geográficas onde a nossa Congregação está presente. Agradecemos ao Senhor o dom destes Confrades e pedimos-Lhe que lhes conceda a abundância das suas melhores bênçãos e graças nesta missão de animação e de governo de toda a Congregação.

Entretanto, o Capítulo ainda não acabou, os trabalhos prosseguem por mais uma semana, certamente já com a apresentação de algumas das linhas de ação do novo Governo Geral e com a realização de muitos encontros e reuniões, tanto os regulares de Capítulo como os bilaterais, por áreas geográficas ou outros.

Amanhã, Domingo, iremos celebrar uma Missa de ação de graças à Basílica de São João de Latrão, a Catedral de Roma.

P. José Agostinho Sousa, scj

 

[FAG id=11370]

plugins premium WordPress