I – O NATAL À LUZ DA PÁSCOA

A Igreja celebra o Natal à luz da Páscoa. Há acentos de ternura na contemplação do mistério natalício. Mas a celebração litúrgica não se detém nos sentimentalismos de certa religiosidade popular. A Igreja contempla e celebra o mistério na fé, que se exprime na adoração do Verbo Encarnado e na consciência de que o Natal está presente na Igreja na luz e na realidade do Mistério Pascal.

Do mesmo modo que a pregação evangélica chega à infância a partir da Ressurreição, e João projeta no Verbo Encarnado a glória do Ressuscitado, assim a Igreja contempla e celebra o Natal à luz da Ressurreição. O Natal é parte integrante do “mistério pascal” (paschale sacramentum). S. Leão Magno afirma que o Natal é o início da Páscoa. Quanto a nós, devemos viver o mistério pascal como batizados, de acordo com o mistério da filiação divina que resplandece em Cristo, o Filho obediente.

Nesta perspetiva teológica, podemos recordar os seguintes aspetos: o Natal é o início do “Mistério pascal”, que inclui a Encarnação do Filho de Deus nas confissões de fé; o Natal é já o início da Redenção: o Filho assume natureza humana na qual poderá consumar a Sua Paixão e tornará eficaz e perpétua a Sua Ressurreição segundo a carne; no Cristo da Glória está presente o mistério salvífico do Natal, a realidade da carne assumida da Virgem Maria, o mistério da condescendência divina e do “teandrismo” da salvação; nas antífonas pode ressoar o “Hoje Cristo nasceu” porque este “Hoje” se tornou presença eterna no Verbo Encarnado.

O Padre Dehon aconselha: “Sigamos Jesus com a liturgia. Retomemos cada ano a meditação da sua infância no tempo do Natal e dos seus outros mistérios, seguindo os tempos do ano… Unimo-nos a Jesus segundo os mistérios da liturgia. No Natal, nasceu em nós; no tempo da sua Paixão, incorporou-nos aos seus sofrimentos e à sua reparação. Na Páscoa, comunicou-nos a sua vida nova. Na ascensão, formou-nos para a vida celeste. Até lá, Cristo forma-se em nós (cf. Gal 4, 19).

Fernando Fonseca, SCJ

plugins premium WordPress