Realizou-se no passado domingo, dia 20 de Março, no Seminário de Alfragide, aquele que foi o primeiro de dois Retiros Quaresmais que a comunidade quis oferecer aos leigos mais chegados à nossa comunidade. Estiveram presentes cerca de 73 pessoas, em grande parte vindas das paróquias onde trabalham os nossos padres e de onde existe uma presença dehoniana mais assídua, através de pessoas ligadas a nós ou a algum serviço realizado por nós no seio dessas comunidades. Participaram também algumas religiosas e membros do movimento das Equipas de Nossa Senhora.

O retiro começou com o acolhimento por volta das 9h00 e teve como ponto inicial a oração da manhã,presidida pelo superior da comunidade religiosa de Alfragide, Pe. Manuel Barbosa, que se dispôs a orientar estes Retiros Quaresmais. A parte da manhã teve dois momentos de reflexão e de partilha feitos pelo orientador e dois tempos de oração e reflexão pessoal. O tema desenvolvido ao longo de todo o retiro – “Transformados pela Palavra, retomar caminhos de Vida Nova” – girou em torno da Palavra de Deus, partindo da última exortação apostólica do Papa Bento XVI, Verbum Domini. Antes do almoço ainda houve lugar para falar sobre a reconciliação e celebrar algumas atitudes que tal exige na vida de cada cristão.

Após o almoço e algum tempo de descanso, reunimo-nos numa das capelas do seminário, para um longotempo de adoração eucarística, “conduzidos pela Palavra de Deus”, durante o qual as pessoas puderam aproximar-se de vários sacerdotes para celebrarem osacramento da reconciliação.

Seguiu-se um dos momentos grandes do dia que foi a celebração da Eucaristia, onde todos contactámos mais de perto e tivemos a oportunidade de sentir mais próxima de nós a presença de Cristo, de maneira mais forte através da sua presença na Palavra e no Corpo e Sangue.

Para encerrar o dia de forma festiva, descemos ao piso do refeitório para tomar um chá acompanhado de bolachas e outras coisas, que a comunidade ofereceu com todo o gosto. Aí foi possível os participantes falarem mais à vontade entre si e conhecerem-se um pouco mais. O convívio ainda se alongou por algum tempo… talvez seja sinal da acção da Palavra já a acontecer na vida de cada participante.

O II Retiro Quaresmal para leigos está marcado para o próximo dia 10 de Abril. Terá como tema: “Transformados pela Palavra, retomar caminhos de Vida Nova” e também será orientado pelo Pe. Manuel Barbosa.

Nuno Pacheco, scj

CARTAZ