III Encontro Internacional de Educadores Dehonianos – Mensagem Final

Nós, os 65 participantes no III Encontro Internacional de Educadores Dehonianos, reunidos em Valência (Espanha) de 21 a 25 de Julho de 2014, representando os 34 Centros Educativos (Escolas, Centros Sociais e Universidades), constatamos a riqueza da nossa tarefa educativa na grande diversidade das nossas obras, do nosso trabalho no mundo da educação a partir do que nos une: o carisma do nosso Fundador, o Padre Dehon, que se carateriza pelo educare a partir do coração. Este é o nosso grande desafio: encarnar o carisma Dehoniano na nossa missão educativa, sendo capazes de criar uma meta comum  para as nossas escolas, respeitando a sua singularidade. Desafio que só é possível com o envolvimento de todos os que trabalhamos nas obras Dehonianas.

Como Congregação estamos a dar passos nesta preocupação que começámos a partilhar em Salamanca (Espanha) nos anos de 2001 e 2008 e que a Conferência Geral de Neustadt (Alemanha), em 2012, concretizou no desfio criar uma Rede Dehoniana de Centros Educativos; um desafio no qual trabalhámos com esperança durante estes dias em Valência a partir da constatação de que temos que partilhar e conhecermo-nos mais.

O mundo de hoje coloca nas nossas mãos uma série de ferramentas que nos facilitam enormemente tornar realidade esta inquietude: as TIC (Tecnologias da Informação e Comunicação). Aproveitando a oportunidade que nos oferecem, decidimos criar a Rede Educativa Dehoniana, não como um fim em si mesma, mas como um instrumento que, baseado na confiança, reforce o nosso sentido de pertença e o nosso ser família.

Por isso estabelecemos três objetivos para esta Rede:

1.º Conhecermo-nos uns aos outros;

2.º Formarmo-nos mais na identidade Dehoniana;

3.º Partilhar os nossos recursos (pessoas, materiais, económicos, etc.).

Sint Unum é uma certeza. Reforcemos esta dimensão do nosso carisma Dehoniano, levando cada um de nós, participantes neste encontro, aos nossos Centros, aos nossos irmãos, aos nossos colaboradores leigos e religiosos, o sentir e as Conclusões deste III Encontro de Educadores Dehonianos atuando como fermento na massa.

Solicitamos também o compromisso do Governo Geral e dos Governos Provinciais e Regionais para que animem e facilitem os meios necessários para tornar realidade o Sint Unum dos nossos Centros Educativos, sendo generosos, abrindo os nossos Centros e acolhendo a todos, pessoas e obras, na nossa Rede.

Agradecemos o bom trabalho realizado pela Comissão de Preparação deste Encontro, o acolhimento da Província SCJ de Espanha, personificada na Comunidade de Valência, e ao Governo Geral a sua sensibilidade e aposta ao considerar a educação como um campo privilegiado de evangelização na formação do modelo de pessoa que transforme a sociedade a partir dos valores evangélicos e a partir do carisma Dehoniano.

Fomentemos aquilo que nos une. Os encontros celebrados até hoje enriqueceram-nos de modo significativo. Continuemos com eles. Que a partir dos diversos Governos se fomentem e programem encontros locais, nacionais, continentais e internacionais.

Fazemos nosso o pensamento de Papa Francisco: “Não desanimeis diante das dificuldades apresentadas pelo desafio da educação! Educar não é uma profissão, mas uma atitude, um modo de ser; para educar é preciso sair de si mesmo e permanecer no meio dos jovens, acompanhá-los nas etapas do seu crescimento, pondo-se ao seu lado. Dai-lhes esperança e optimismo para o seu caminho no mundo.” (Discurso do Papa Francisco aos estudantes das escolas dos Jesuitas de Itália e Albânia, a 7 de Junho de 2013).

Que a Rede nos faça sair de nós mesmos para partilhar o nosso ser e o nosso modo de fazer e encarnar o carisma do Padre Dehon nas nossas vidas e nas nossas obras.

Continuamos o sonho do Padre Dehon de construir “a civilização da inteligência e do coração” (OSC IV, 291).

 

Os participantes
no III Encontro Internacional
de Educadores Dehonianos

plugins premium WordPress