▬ A Diocese do Algarve recebe a Imagem Peregrina de Nossa Senhora de Fátima no biénio 2007/2009, sob o lema “Fazei o que Ele vos disser”.
A Imagem tem percorrido todas as Paróquias, sempre com muita participação de povo. Os algarvios gostam muito de participar em manifestações públicas de Fé, embora, devido a tantos factores, não sejam muito assíduos à prática dominical.
No que se refere às “nossas” Paróquias de Vila Real de Santo António, Odeleite, Azinhal, ao cuidado do Padre Feliz, Monte Gordo e Castro Marim, orientadas pelo Padre Manuel Chícharo,
Vila Nova de Cacela, orientada pelo Padre Leandro, eis algumas notas:
No dia 8 de Março, a Imagem da Senhora entrou na Paróquia de Vila Nova de Cacela, de que é pároco o Padre Leandro. Percorreu vários sítios da Paróquia e aí permaneceu até ao dia 15.
No dia 15, entrou na Paróquia de Castro Marim, começando pela Igreja de Altura, onde residimos, e que está ao cuidado do Padre Leandro.
A 18, foi transportada triunfalmente para a Igreja Paroquial de Castro Marim – Igreja de Nossa Senhora dos Mártires.
Durante a semana de permanência em Castro Marim, a Imagem visitou os lugares de São Bartolomeu e de Monte Francisco, lugares onde se celebra a Eucaristia duas vezes por mês. Deslocou-se também ao Lar da Santa Casa da Misericórdia de Castro Marim.
Claro que houve em todos os lugares muito acolhimento à Senhora e muita participação, especialmente nas procissões de velas. A Banda de Castro Marim actuou várias vezes. Ruas iluminadas e engalanadas com colchas e flores e ramos de palmeira.
As entidades públicas colaboraram e participaram nas celebrações e mesmo subsidiaram algumas despesas.
Ontem, dia 25, dia da Anunciação, foi o início da visita da Imagem a Monte Gordo, vinda em cortejo motorizado de Castro Marim.
Ao acolhimento acorreu uma multidão de pessoas.
A saudação ficou ao cuidado do Padre Flávio Martins, neo-sacerdote nascido em Monte Gordo. Com voz poderosa e entusiasmante exortou ao seguimento de Cristo, sob o exemplo e protecção de Maria Santíssima.
Em Procissão, a Imagem foi transportada por pescadores típicos. A Banda de Vila Real de Santo António ajudou a cantar a Nossa Senhora.
Muitas crianças participaram, todos os grupos paroquiais lá estavam. No adro da Capela, Igreja Paroquial de Monte Gordo, dedicada a Nossa Senhora das Dores, houve nova saudação a Nossa Senhora e alocução aos cristãos presentes.
Os que puderam entraram na Capela onde participaram numa solene Eucaristia. Após a Comunhão, a Imagem foi coroada e aclamada.
Realizaremos uma procissão de velas na segunda-feira, dia 30 de Março.
Até ao dia 4 de Abril, a Imagem permanecerá em Monte Gordo. Depois irá para o Paço Episcopal e outros lugares de Faro.
A 25 de Abril será a vez de Vila Real de Santo António de receber a Imagem.
A 2 de Maio irá visitar o Azinhal.
A 9 de Maio será a ida a Odeleite.
De seguida, seguirá para outras paróquias da Serra Algarvia.
Finalmente, a 3, 4 e 5 de Outubro, a Diocese organiza uma grande Peregrinação a Fátima para agradecer e retribuir a visita da Imagem Peregrina de Nossa Senhora de Fátima.
Que o objectivo “Fazei o que Ele vos disser” se realize na Diocese e em cada um de nós.

» Manuel Nóbrega Chícharo, scj