Print Friendly, PDF & Email
No passado dia 10 de Março de 2013, 4º Domingo da Quaresma, realizou-se no Instituto Missionário Sagrado Coração o retiro para leigos. Há semelhança de outros anos, dividiu-se o grupo em dois: o grupo dos “adultos” e o grupo dos mais jovens. Sendo o dos adultos orientado pelo Pe. Humberto Martins, superior do Instituto Missionário, e o grupo dos mais jovens orientado pelo jovem religioso Gil Silva. Este retiro, que teve como tema “A Caridade dá que fazer”, tirado da mensagem do papa Bento XVI para esta quaresma e tendo como pano de fundo este Ano da Fé, registou uma boa participação: cerca de 70 pessoas.
 
Da parte da tarde, e depois do almoço oferecido pelo Instituto Missionário, fez-se a Exposição do Santíssimo Sacramento e durante esse tempo, quem assim o desejou, pôde abeirar-se do Sacramento da Reconciliação. Terminámos o dia com a Eucaristia que teve início às 16h30.
Foi um dia bem passado em que cada pessoa se empenhou numa participação activa nas actividades propostas pelos orientadores. Foi opinião geral que esta iniciativa se repita mais vezes porque a ajuda que dá a cada um dos que aqui se deslocaram, apesar do tempo invernoso, é bastante significativa e até importante para a própria caminhada de fé.
 
Adelino Ferreira, scj