IV Encontro de Secretariados da JD

Com Dehon, reavivamos o entusiasmo

O IV Encontro de Secretariados da Juventude Dehoniana reuniu em Betânia (Duas Igrejas – Paredes) de 16 a 18 de Fevereiro 2007, estando presentes os Centros de Açores, Lisboa, Madeira e Porto, com os seguintes objectivos:
• Partilhar as experiências concretas dos Centros;
• Reavivar o entusiasmo;
• Reflectir sobre a formação que temos e a que desejamos;
• Fazer a preparação próxima do X Encontro Nacional JD.
Num ambiente de comunhão e partilha, cremos que nos aproximámos destes objectivos.
Os Secretariados têm consciência de que os jovens de hoje estão mais distantes da Igreja, devido:
• à quebra da unidade da família,
• às inúmeras solicitações que lhes são propostas,
• ao comodismo proporcionado pela sociedade de consumo,
• à falta de novidade na proposta da mensagem evangélica,
• à falta de motivações dos animadores e dos párocos.
Além disso, constatámos uma assinalável redução da participação dos jovens nos encontros JD por motivos económicos.
Face à situação que o Centro dos Açores vive, os Secretariados sugerem que seja colocada aí uma pessoa com um perfil adequado (padre) e com um projecto definido, para a sua dinamização; e que se continue a investir na formação pastoral dos jovens religiosos.
No que se refere aos métodos a utilizar para melhoria da nossa acção, sugere-se o reforço do acompanhamento em grupo e personalizado, concretizado num diálogo pessoal espiritual, para ajudar cada jovem a descobrir a sua vocação no seu projecto de vida.
Foi ainda referido que, para uma melhor formação dehoniana continuada para o jovem, se procure aproveitar os jovens mais velhos para orientarem encontros e se criem subsídios segundo as tecnologias actuais.
Propomos que os adolescentes que se preparam para o Sacramento da Confirmação nas paróquias contactadas pelos dehonianos sejam motivados a participar nos grupos de jovens paroquiais e convidados para fazerem parte da Juventude Dehoniana, no sentido de enriquecer a sua espiritualidade.
Por fim, sublinhou-se a necessidade de um grande diálogo entre os organismos dehonianos e os párocos, em ordem a propor a espiritualidade dehoniana aos adolescentes, jovens e adultos.

Os participantes.

Betânia, 18 de Fevereiro de 2007

plugins premium WordPress