IX Encontro Nacional da JD

Durante os dias 21, 22 e 23 do mês de Abril, 2006, decorreu, em Fátima, no Centro Paulo VI, o IX Encontro Nacional da Juventude Dehoniana, sob o tema: “Profetas de Deus com Dehon”. 250 Jovens Dehonianos, oriundos dos Açores, da Madeira, de Lisboa, de Coimbra e do Porto, participaram neste encontro anual. Neste encontro, os Jovens Dehonianos “transformaram-se”, com a ajuda de Leão Dehon, em Profetas de Deus: rezaram, celebraram, conviveram, partilharam, fizeram a festa, viveram a alegria, a criatividade e a generosidade, e, acima de tudo, viveram o Espírito Dehoniano.

A “Palavra de Abertura” do IX Encontro Nacional da Juventude Dehoniana foi pronunciada pelo padre Manuel Barbosa, Superior Provincial dos Sacerdotes do Coração de Jesus. O padre Manuel Barbosa congratulou-se pela presença dos Jovens Dehonianos neste encontro que é sempre uma meta e um marco anual nas duas caminhadas pessoais e de grupo. Salientou o quanto é oportuno e urgente a tradução do próprio tema, “Profetas de Deus com Dehon”, nas palavras e nos gestos dos jovens de hoje. Manifestando a sua solidariedade, o padre Manuel Barbosa desejou a todos os Jovens Dehonianos que este encontro servisse, fundamentalmente, como espaço e tempo de interiorização, como momento de oração e sobretudo como encontro com Cristo, na atenção ao testemunho de Leão Dehon.

21 de Abril de 2006 – Sexta-Feira

À noite, depois da chegada e do acolhimento de todos os jovens, o Grupo de Jovens da Boavista (Lisboa) apresentou uma encenação. Acolhendo o tema do encontro, “Profetas de Deus com Dehon”, apresentaram criativamente, através de diversas personagens da Sagrada Escritura e da História da Igreja, as raízes, a continuidade e a novidade do que é ser profeta.
Seguiram-se, em clima de convívio e de partilha, as apresentações dos vários grupos.
Por fim, agradável surpresa e honra, recebemos a visita e as saudações de D. Serafim Ferreira e Silva que formulou votos de que os jovens realizassem, em Fátima, a experiência de Deus.
Acabámos este primeiro dia, o dia da chegada, das saudações, do “pôr a conversa em dia”, da alegria de rever os amigos “de longe” e dos sorrisos, com uma oração da noite preparada e orientada pelo Grupo de Coimbra.

22 de Abril de 2006 – Sábado

O início do dia de sábado foi particularmente assinalado com a oração da manhã preparada pelo Grupo da Madeira.

Durante a manhã, decorreu um painel seguido de debate sob o tema: “Sentido Profético Hoje”.
Estiveram presentes:
– Na qualidade de moderador, o Dr. Paulo Rocha – jornalista da Agência Ecclesia.
– Na qualidade de intervenientes:
– o Dr. Carlos Liz – director de marketing – que abordou o tema “Profecia e Marketing”, uma conjugação de termos que pode revestir-se de sentido se desejamos acolher os novos instrumentos de anúncio e avaliação e ser eficientes na apresentação, comunicação e testemunho;
– o Dr. Octávio Carmo – jornalista da Agência Ecclesia – que expôs o tema “Leão Dehon e as Obras Sociais: Testemunho Profético”, dando a conhecer qual foi a actividade pastoral de Leão Dehon no âmbito social e como essa foi expressão real de uma espiritualidade do Coração de Jesus intensamente vivida na fé e na contemplação;
– o casal Dr. Pedro Ferreira – dirigente de escuteiros – e Dr.ª Ana Ramalheira – directora de obras sociais – ofereceu-nos o seu testemunho de vida profissional e familiar, despertando-nos para o sentido que a vida nos reserva em cada um dos seus momentos, inclusivamente, naqueles mais dramáticos onde não deve esmorecer a esperança;
– e a Dr.ª Raquel Vala – advogada – que, abordando o tema “Direito, Justiça e Profecia”, testemunhou o quanto são necessárias a coragem e a ousadia para, na condição que quotidianamente ocupamos, sermos o que verdadeiramente acreditamos.

De tarde, decorreram, para os que participariam no Festival da Canção, o ensaio geral, e, para os restantes participantes, os diversos workshops:
– visita ao Santuário de Fátima,
– Via-Lucis nos Valinhos,
– visita ao Centro de Apoio João Paulo II,
– visita ao Museu de Arte Sacra e Etnologia,
– visita aos doentes da Casa do Bom Samaritano,
– visita ao Monumento Natural das Pegadas de Dinossauros de Serra de Aire,
– visita às Grutas da Moeda,
– e uma sessão sobre o Voluntariado dos Leigos Dehonianos.
A experiência dos workshops revelou-se um desafio à liberdade dos jovens diante de uma diversidade de propostas tão aliciantes. Todos abraçaram as suas escolhas com um sentido de partilha das suas presenças e alegrias.

Ao entardecer, os jovens, associando-se a muitos peregrinos, participaram na oração do terço, na Capelinha das Aparições, e na procissão, no Santuário.

À noite, realizou-se um convívio, onde se deu continuidade à apresentação dos vários grupos de jovens e se realizou uma apresentação fotográfica dos workshops realizados.

23 de Abril de 2006 – Domingo

A oração da manhã foi orientada pelo Grupo de Jovens de Alfornelos (Lisboa) no Salão do Bom Pastor.

Durante a manhã, tivemos a honra de receber, entre nós, o D. Manuel Neto Quintas, Bispo do Algarve, dehoniano, que nos falou, numa breve conferência, do “Padre Dehon Profeta do Seu Tempo”. Depois, realizou-se um momento de questões, de diálogo e de partilha.

No fim da manhã, celebrámos a Eucaristia presidida por D. Manuel Neto Quintas. Foi um momento intenso de oração, de alegria e de comunhão. A esta Eucaristia associaram-se muitos familiares e amigos dos jovens participantes, o que nos fez sentir, no coração, a intensidade e o verdadeiro significado das palavras Família Dehoniana.

Na tarde de domingo, realizou-se um grande momento desejado por todos: o Festival da Canção.
Concorreram doze canções:
– duas dos Açores – Livramento e São Roque;
– uma de Coimbra – Instituto Missionário Sagrado Coração;
– quatro de Lisboa – Seminário N.ª Sr.ª de Fátima, Boavista, Forte da Casa e Queijas;
– duas da Madeira – Camacha e Gaula;
– e três do Porto – Gandra, Rebordosa e Sobrado.
Uma participação preenchida de ricos talentos, boa disposição e de grande intensidade.
Foram vencedores:
– do 1.º lugar, o Seminário N.ª Sr.ª de Fátima,
– do 2.º lugar, o Grupo de Jovens da Camacha,
– e do 3.º lugar, o Grupo de Jovens do Sobrado.
O intervalo foi ainda animado pela famosa banda “+ Além”. Ninguém permaneceu indiferente ao canto, ao ritmo e aos gestos das músicas por ela interpretadas.
O Festival contou também com a visita dos padres missionários Armando Baptista e José Guilherme, que, ainda que breve, nos deixaram um testemunho de v
ida missionária.

O IX Encontro Nacional da Juventude Dehoniana teve o seu desfecho com as “Palavras Finais” proferidas pelo Padre Manuel Barbosa que, agradecendo a presença de todos os presentes, desejou que a Juventude Dehoniana continue a ser um dinamismo vital no seio da Igreja e do mundo.

A Juventude Dehoniana agradece, cordialmente, a todos os que se manifestaram incansáveis na preparação e na realização do IX Encontro Nacional da Juventude Dehoniana, 2006.

Com amizade e no Coração de Jesus,
Padre Paulo Coelho, scj

| Paulo Jorge, scj |
 

plugins premium WordPress