JD Lisboa: Sintoniza-te3

Nos dias 18 a 20 de Novembro, a Juventude Dehoniana de Lisboa (JD Lisboa) realizou mais uma edição do «Sintoniza-te» (desta vez ao cubo 3). É uma dinâmica que já se realiza há 3 anos e que dá o arranque às actividades, dando a conhecer o tema para este ano: «Na senda de Dehon embarcar na Missão».

A Casa da Praia Grande, em Sintra, foi o lugar escolhido e, reuniu, das várias paróquias da diocese de Lisboa, grupos de jovens que simpatizam com o ideal do Pe. Dehon, e procuram conhecê-lo melhor.

Foram três dias intensos, animados e formativos: da dança à improvisação, da música aodesenho, da oração na capela à oração na praia, a missa no jardim… Tudo ajudou-nos a embarcar na Missão. Num ambiente colorido e acolhedor, ouvimos uma forte interpelação à missão «de todos – para todos», duma missão que «parte do coração» e se dirige ao coração, uma vez que são «os corações os verdadeiros destinatários da actividade missionária do Povo de Deus». Por isso, não precisamos de ser grandes viajantes para sermos missionários, pois a Missão é pessoal e ao mesmo tempo comunitária. É necessário escutar a Voz que nos diz o que fazer, onde fazer e como fazer. A missão realiza-se na família, entre os amigos, na escola, nos lugares de trabalho, nas ruas, no facebook: onde estiver um cristão, deve brilhar a luz do Evangelho.

A dinâmica do encontro mostrou-nos que se pode apanhar boleia mesmo num autocarro improvisado, que nos leva até à praia e lá podemos estar de chegada ou de partida, mas oimportante é embarcar na missão!

 

David Mieiro, scj

 

plugins premium WordPress