Jornadas de Pastoral Juvenil . 4º dia

Quinta-feira. O quarto dia das Jornadas de Pastoral Juvenil foi dedicado ao tema da gestão de conflitos no seio do grupo de animação. O Pe. Juan começou por referir que as situações de conflito surgem no grupo quando há discordância entre pessoas envolvidas no processo de comunicação. As ideias e interesses não partilhados, percepções distorcidas, e divergentes criam frequentemente conflitos entre pessoas responsáveis e autênticas. Numa situação de conflito, entre os vários estilos de comunicação escolhemos o estilo cooperativo como o mais adequado para resolver situações de conflitos.
O conflito é um momento importante para o crescimento da pessoa e o desenvolvimento da relação interpessoal. De facto, as situações de conflito permitem o desenvolvimento de uma compreensão mais ampla do mundo individual dos outros e melhoram a capacidade de relacionar-se com tudo aquilo que é diferente do nosso modo de ver e experimentar as coisas.
O estilo cooperativo afronta os conflitos num clima de comunicação discursiva em que as pessoas interagem activamente para salvaguardar os próprios direitos e realizar as legítimas exigências, respeitando a si mesmo e as pessoas envolvidas. Este estilo exclui por um lado uma modalidade directiva de interacção (comunicação agressiva, manipulada, egocêntrica) e por outro lado a submissão passiva ao "deixa andar", no qual a pessoa não só falta ao respeito a si mesma e ao outro mas chega a pseudo-soluções dos conflitos.
Na solução do conflito deve-se seguir as seguintes fases: 1) identificação do problema e definição dos objectivos; 2) dentificação dos factores de conflito; 3) procura de soluções.
Após isto há que passar ao campo operacional que deve ter em conta estes comportamentos: 1) a abertura, a tolerância e a flexibilidade em relação ao outro, não devem implicar a renuncia a ser leais às próprias convicções pessoais; 2) evitar pronunciar-se de um modo absoluto e directivo (procurar ser abertos e tolerantes em relação a percepções diferentes da própria); 3) usar uma linguagem simples e completa, que reflicta, quanto possível, a realidade concreta; 4) cada pessoa deve sentir-se responsável de si mesma, deve sentir-se advogado das suas experiências e direitos.
O Pe. Juan concluiu a sua exposição referindo que nas situações de conflito é importante que os intervenientes possuam grande capacidade de controlo da agressividade, nas suas manifestações mais diversas.
Após um curto intervalo, os participantes nas Jornadas passaram à dinâmica de grupo, onde, através de um jogo, puderam testar os seus comportamentos na procura de uma solução comum quando estão sob stress.
O encontro terminou com a oração da noite. Amanhã, Sexta-feira, o Pe. Juan exporá o tema da relação solidária. Será o último dia das Jornadas de Pastoral Juvenil. Os trabalhos começam às 21 horas.

| Zeferino Policarpo, scj |

 

plugins premium WordPress