Jovens Dehonianos preparam-se para a Profissão Perpétua

Durante a primeira semana de Julho, trinta jovens de dezoito países diferentes, juntaram-se em Colmenar Viejo, arredores de Madrid, para participarem no Curso de Preparação para a Profissão Perpétua, organizado pelo Escola “Regina Apostolorum”, o Instituto de Estudo da Vida Consagrada, de Madrid.

A maior parte destes jovens vieram da América Latina, (México, Honduras, Guatemala, Colômbia, Venezuela, Equador, Perú, Chile). Da Europa estavam religiosos de Portugal e de Espanha. De Portugal participaram os nossos confrades Vítor Teixeira, Jorge Magalhães, e Ando, que devem fazer a Profissão Perpétua em Setembro próximo e estiveram neste encontro acompanhados pelo Pe. António Loureiro.

A diversidade de países diz já muito da riqueza deste encontro: tratou-se sobretudo de um tempo estudo, convívio, oração e partilha sobre os principais temas relacionados com a Vida Consagrada.

Ao longo deste dias fomos acompanhados pelos padres claretianos, Carlos Oliveras, professor de Sacramentos na Universidade Católica de Comillas, Salvador Carbajo, sacerdote claretiano com muita experiência em missões populares na América latina e a irmã Maria Luiza, psicóloga e professora no Instituto de Vida Consagrada. A eles devemos a preparação e a riqueza deste encontro, os momentos de formação, e sobretudo a partilha das suas ricas experiências de vida.

Terminado este encontro, partiremos para França, onde vamos encontrar alguns dos lugares carismáticos na vida e obra do nosso Fundador, Padre Leão Dehon. Será um tempo de encontro com as origens da nossa Congregação e de formação Dehoniana.

Quando regressarmos a Portugal, depois de participar na Ordenação Sacerdotal do Eduardo, no dia 21 de Julho, em Braga, teremos mais uns dias de formação no Centro Dehoniano, acompanhados pelo Pe. Manuel Barbosa e outros confrades nossos.

Jorge Magalhães, scj

plugins premium WordPress