Print Friendly, PDF & Email

A Vida Religiosa é uma vida de total consagração a Deus e ao serviço dos irmãos. Sucedem-se os anos de generoso serviço e dedicação, vividos tantas vezes no silêncio e na discrição dum quotidiano feito de oração, de trabalho e de partilha na Comunidade em que estamos inseridos.


Há ocasiões que merecem ser assinaladas de maneira particular, sobretudo quando celebramos datas jubilares dessa mesma consagração. São momentos de celebração que servem sobretudo para os próprios agradecerem a Deus o dom da fidelidade e da perseverança, apesar das dificuldades e obstáculos enfrentados. Mas servem também para todos nós agradecermos o dom que cada um é para nós e o exemplo de consagração e de generosa dedicação que nos transmitem.

A Província Portuguesa há muito que optou por celebrar os Jubileus de Vida Religiosa no dia 27 de Dezembro, aquando da celebração do Dia da Província. Este ano também não foge à regra. Mas esta celebração provincial não anula a iniciativa das Comunidades a que pertencem os festejados de celebrar tão importante efeméride no dia próprio.
É assim que no dia 29 de Setembro algumas das nossas Comunidades estarão em festa, para celebrar este dom da consagração.

pe_fernando_ribeiro

P. Fernando Ribeiro

O Colégio Missionário, no Funchal, celebra os 60 anos de Vida Religiosa do P. Fernando Ribeiro. O P. Fernando passou por muitas das nossas Comunidades ao longo destes 60 anos de Vida Religiosa, dedicando-se particularmente à Pastoral Vocacional e Juvenil, à formação de seminaristas e de jovens religiosos. Hoje é membro da Comunidade do Colégio Missionário, ajudando a responder a alguns pedidos de apoio pastoral que vêm de algumas paróquias e de comunidades religiosas.

O Colégio Infante está duplamente em festa, pelos 60 anos de Vida Religiosa do P. Manuel Martins e pelos 50 anos de Vida Religiosa do P. Fernando Gonçalves.

martins

P. Manuel Martins

O P. Manuel Martins distinguiu-se sobretudo pelos muitos anos de dedicação pastoral à Comunidade de Alfragide e às paróquias de Carnaxide, Linda-a-Velha, Queijas e Outurela.

 

fernando_goncalves

P. Fernando Gonçalves

O P. Fernando Gonçalves já passou por muitas das nossas Comunidades, prestou os mais variados serviços à Província em diversas áreas de acção pastoral, tendo mesmo sido Superior Provincial durante 6 anos. Actualmente é o Superior da Comunidade do Colégio Infante e Director Geral da Escola da APEL, no Funchal.

 

joao_nobrega

P. João Nóbrega

A Comunidade do Forte da Casa vive a alegria de celebrar os 50 anos de Vida Religiosa do P. João Nóbrega. O P. João Nóbrega tem dedicado boa parte destes 50 anos de consagração ao apostolado paroquial, entre outros serviços que já prestou à Província. Actualmente é membro da Comunidade do Forte da Casa, onde trabalha como Vigário das paróquias do Forte da Casa e da Póvoa de Santa Iria.

agostinho-pinto

P. Agostinho Pinto

A Comunidade de Vila Real de Santo António, no Algarve, celebra igualmente os 50 anos de Vida Religiosa do P. Agostinho Pinto. O P. Agostinho Pinto trabalhou em diversos projectos da Província, nomeadamente ligados à Pastoral Vocacional e Juvenil e à formação nos nossos Seminários. Nos últimos anos tem estado mais ligado à pastoral paroquial, primeiro nos Açores e agora no Algarve, sendo o actual Superior da Comunidade e moderador da equipa sacerdotal que trabalha in solidum na zona pastoral de Vila Real de Santo António e Castro Marim.

jose_camilo

P. José Camilo

Outra Comunidade em festa é a da Casa Provincial, na celebração dos 25 anos de Vida Religiosa do P. José Camilo, recentemente chegado à Comunidade, depois de ter sido nomeado Ecónomo Provincial, cargo que já tinha desempenhado noutra ocasião. O P. José Camilo foi até há pouco Director da Obra ABC e trabalhou também no Colégio Infante.

Agradecemos a Deus o dom da consagração que tem concedido a estes nossos Confrades e imploramos sobre todos a abundância das melhores bênçãos do Coração de Jesus e a protecção maternal da Virgem Maria.

P. José Agostinho Sousa