Juventude Dehoniana em Férias Missionárias

A Juventude Dehoniana do Porto proporcionou uma experiência de interioridade, de comunidade e de missão a cerca de 40 jovens de Terroso, de Navais, do Porto, de Paredes, de Gaia, de Amarante, de Lisboa e da Madeira. Foi de 16 a 26 de Julho, em Terroso, Póvoa de Varzim.

O fantástico acolhimento do Pe. Pedro Amorim (pároco) e de toda a comunidade, o lugar excepcional onde ficámos alojados, e o empenho de todos os participantes em ser e fazer sempre mais e melhor fizeram destas FM um sucesso!

Tivemos muitos momentos de oração: manhã, noite, refeições, terço em cinco lugares, missa, adoração, vigília… Sempre criativos e dinâmicos!

Reunimos grupos e movimentos da comunidade: famílias, catequistas, leitores, acólitos, confrarias, ministros da comunhão, cantores, escuteiros… e com eles partilhámos a comunhão eclesial.

Realizámos actividades para crianças e idosos que nos brindaram com sorrisos de felicidade.

Visitámos os doentes e idosos nas suas casas e nos lares da paróquia e da Casa Maior e ainda as crianças do Regaço e os deficientes do MAPADI.

Dedicámos algum tempo à formação sobretudo acerca da adoração e da comunhão eclesial.

Fizemos visitas culturais superiormente guiados pelo Dr. Flores ao Museu da Póvoa de Varzim e à Cividade de Terroso.

Fomos à praia apanhar um banho de vento e frio embora estivesse sol…

Na quinta-feira à noite fomos visitar a comunidade de Navais.

Caminhámos até S. Félix em Laúndos com animados pelo episódio da Samaritana excelentemente preparado pelos jovens de Navais.

No domingo, nas três eucaristias demos graças a Deus por esta graça que nos deu e à tarde agradecemos à comunidade com uma festa final muito animada, antes dos abraços de despedida!

As FM são e foram feitas de interioridade, de comunidade e de missão, como aliás é e deve ser feita a vida do cristão!

A semente foi lançada. Resta esperar que ela cresça e dê frutos na vida pessoal de cada um e das respectivas comunidades!

 

Paulo Vieira, scj

plugins premium WordPress