Madagáscar: 3 ordenações

No domingo 3 de Setembro 06, a maioria dos confrades SCJ de Madagáscar reuniu-se em Ifanadiana para festejar os 25 anos da chegada dos primeiros dehonianos portugueses a Madagáscar, (respectivamente os padres José Bairos (falecido), Jardim e José Alfredo, actualmente bispo de Mananjary) e a ordenação de 3 confrades malgaxes: o Padre Jerôme e os diáconos Alain e Prosper. A celebração foi presidida pelo nosso confrade e bispo de Mananjary, D. Alfredo.
Muitos cristãos vindos dos nossos distritos de Ifanadiana, Antsenavolo, Ambohimanga e Ankazobe (Fianarantsoa) e da paróquia do neo-sacerdote P. Jerôme, bem como muitas religiosas e mais de 30 sacerdotes, encheram a bela Igreja de Ifanadiana que transbordava por todas as portas e janelas. O almoço no salão foi partilhado por mais de 400 convidados, mas todos os cristãos puderam comer dos 2 porcos e 2 bois que foram mortos.
Já na véspera tinha havido futebol entre os 4 distritos, concurso de danças e cantares, oração e uma representação da vida do Padre Dehon orientada pelo nosso confrade, o Ir. José Manuel, que também foi o mestre de cerimónias da eucaristia.
Em geral a satisfação raiava nos rostos de todos os que regressavam a casa de carro ou fazendo 50 ou 100 km a pé.

| Luís Alberto Dinis, scj |

plugins premium WordPress