Mensagem aos Grupos Missionários

1. Estamos a celebrar o Dia Mundial das Missões. É uma ocasião para poder-mos renovar uma dimensão essencial da nossa vida cristã: o sentido de missão. Sem esta atitude, não somos Igreja. Neste dia, recordamos as missionárias e missionários que todos devemos ser. Recordamos, em particular, as missionárias e missionários que partem do seu país para testemunhar a sua fé.
É um tempo para a reflexão. Somos convidados a sonhar uma Igreja mais contemplativa, mais santa e mais missionária, como diz o Santo Padre na sua mensagem.
É um tempo para a oração. Somos convidados a rezar pela Igreja, para que seja sempre fiel a Jesus Cristo no seu dinamismo missionário. A rezar pelos missionários que partiram para outras terras, levando a Boa Nova de Jesus Cristo ao coração de tantas gentes.
É um tempo para a ajuda solidária. Somos convidados a partilhar do que temos, para que outros possam ter um pouco mais de dignidade de vida. Todas juntas, as migalhas transformam-se em pão que alimenta quem muita necessita.

2. Estamos num tempo de gestação de uma nova missão: Angola. É a primeira vez que para lá vamos. Contamos partir em Janeiro de 2004. O Pe. Domingos Pestana e o Pe. Joaquim Freitas serão os primeiros portugueses. Irão também outros confrades da Congregação.
Estive lá em Setembro e vi a urgência do desenvolvimento como garantia da paz. Abunda a miséria, a fome, a falta de higiene, de meios de educação e de saúde. Haverá dificuldades iniciais e grandes despesas nesta nova missão. Com a ajuda de todos e com sentido de fé, coragem e esperança, vamos conseguir um bom início de missão em Angola.
Continuamos unidos na oração e no apoio aos nossos missionários portugueses em Madagáscar, na Índia e em Moçambique.

3. Para todos os grupos missionários a nós ligados, desejo que este Dia Mundial das Missões seja uma dia de oração, de reflexão e de partilha. E estou certo que esta atitude se manterá ao longo de todo o ano, nos vossos encontros de oração, de convívio e de trabalho. Com a colaboração incansável de todos os presidentes e animadores que se dedicam a dinamizar os vários núcleos de apoio às missões.
Um reconhecimento particular aos confrades dehonianos que têm a missão de coordenar e animar todos os grupos nas zonas do Porto, Aveiro, Coimbra, Lisboa, Algarve, Madeira, Açores e Paris. Rezo para que o mesmo dinamismo do Espírito que envia novos missionários a anunciar o Reino de Deus os anime nesta fecunda acção pastoral.

No Coração de Jesus, renovo as minhas saudações fraternas.

| Manuel Joaquim Gomes Barbosa, scj |
Superior Provincial
 

plugins premium WordPress