Mensagem de Ano Novo

1. Continuamos a viver e a celebrar o Natal na Alegria, na Paz e no Amor de Deus.
Que a Luz de Deus ilumine o Novo Ano e nos faça felizes no encontro orante com Deus e na vida fraterna com os irmãos. Abertos a Deus e solidários com os irmãos, sejamos construtores do Amor, da Paz e da Reconciliação, ao serviço do Reino de Deus!

2. Termina 2003. Deus concedeu-nos muitas graças: um Capítulo Geral, um novo Go-verno Geral (e um Superior Geral português pela primeira vez), um novo Governo Provincial, a inauguração do novo Centro de Espiritualidade Betânia, o retomar do No-viciado, os últimos passos para a Missão em Angola, os 50 anos da Casa do Noviciado, os 50 anos de presença na Igreja do Loreto, a missão de duas novas paróquias em Lisboa, os 40 anos de missão da Obra ABC, o dom de um novo sacerdote e três novos diáconos, um grupo de 16 postulantes, a celebração dos jubileus de vários confrades… e tantas outras bênçãos, impossíveis de enumerar numa simples mensagem.
Deus pôs-nos também à prova com a chamada do nosso querido Mário Malagoli. Junto de Deus Pai, será, certamente, nosso intercessor.
Deus deu-nos ainda momentos de dificuldades imprevistas, com a opção, de três con-frades (dois padres e um diácono) por outro caminho na vida. Que Deus os faça felizes no novo rumo das suas existências.
Tivemos igualmente dois confrades inesperadamente abalados na saúde. Pararam para recuperar forças, o que exigiu a disponibilidade de outros confrades para a mis-são que exerciam.
Tudo isto é motivo de acção de graças e deve ser vivido em atitude de esperança pe-rante as dificuldades, de um empenho maior pela missão a que o Senhor nos chamou, de plena disponibilidade para escutar Deus no serviço aos irmãos.

3. Começa 2004. Com o Padre Dehon, sejamos Dehonianos em Missão, contribuindo para a construção do Reino de Deus, com o coração aberto e solidário para uma nova civilização do amor. Como diz o nº 3 da Carta Programática do Governo Geral:
"Somos chamados hoje a participar na missão evangelizadora da Igreja, abrindo-nos ao processo de refundação da nossa vida consagrada por meio:
§ do estudo e do empenho a viver em profundidade a espiritualidade dehoniana;
§ do testemunho da comunhão fraterna na comunidade religiosa;
§ das opções apostólicas que caracterizam a nossa inserção na missão da Igreja;
para contribuir significativamente para a construção de uma nova civilização marcada pelo amor do Senhor Jesus; uma civilização onde: diálogo, respeito, serviço, solidarie-dade, comunhão, sejam valores partilhados e vividos".

4. Temos dinamismo inspirador, temos programa orientador, temos acções calendarizadas… Haja disponibilidade e disposição para acolher o Espírito e partir ao encontro do irmão.

Caríssimos confrades, procuremos ser felizes em 2004! E que este novo ano nos traga mais uma graça: a Beatificação do Padre Dehon.
Unido no Coração de Jesus, dedicado ao Senhor e ao vosso serviço,

| Manuel Barbosa, scj |
Superior Provincial

plugins premium WordPress