Mensagem final do V encontro Dehoniano de Pastoral Social

O desafio da sustentabilidade nas novas gerações

Nos dias 6 e 7 de Maio de 2025 realizou-se o V Encontro Dehoniano de Pastoral Social, promovido pela Comissão Provincial para a Justiça e Paz e Integridade da Criação da Província Portuguesa dos Sacerdotes do Coração de Jesus, programado e orientado pela Direção, Equipas Técnicas e Colaboradores do Centro de Bem Estar Social do Livramento, Ponta Delgada, Açores. O Encontro decorreu nas instalações do Centro Comunitário “O Alambique”, da referida instituição, e com o apoio logístico e de hospitalidade do Centro Missionário Coração de Jesus.

Tendo como tema inspirador O desafio da sustentabilidade nas novas gerações, o Encontro contou com a participação de mais de quatro dezenas de pessoas, entre convidados, oradores, diretores, técnicos e colaboradores de diversas instituições e múltiplos organismos ligados à Pastoral Social dos Dehonianos em Portugal Continental, Madeira e Açores, bem como outras instituições locais e uma de Fátima que se juntaram a nós. Na sessão de abertura e de boas-vindas tomaram a palavra o P. José Agostinho de Figueiredo Sousa, Presidente da Comissão acima citada, a Dr.ª Ana Margarida Silva, Presidente do Comissariado dos Açores para a Infância, em representação do Governo Regional dos Açores, e o P. Gil Alfredo da Silva, Superior da Comunidade Dehoniana do Centro Missionário e Presidente da Direção do Centro de Bem Estar Social do Livramento. Todos relevaram a importância e pertinência do tema em estudo, reflexão e partilha.

Da riqueza e diversidade de projetos apresentados em painel, dos debates e diálogos, das visitas, dos momentos de convívio e de partilha informal, resultam desafios, inquietações e esperanças especialmente significativos para a continuidade e reforço do trabalho de educação e formação, de promoção da saúde física e mental, do equilíbrio e bem-estar de todos os que devemos cuidar e proteger nas nossas instituições e organismos sociais:

  1. Começámos e concluímos este Encontro inspirados no legado do Papa Francisco, que recentemente nos deixou. Com e como ele, queremos continuar a empenhar-nos na defesa e proteção da nossa Casa Comum, a promover reflexões e ações que nos conduzam a uma ecologia integral, de rosto humano, que defenda os direitos e a dignidade de todos. A Encíclica Laudato Si’, de que celebramos o 10º aniversário de publicação, e outros escritos e pensamentos do Papa Francisco continuarão a ser uma referência e guia na busca da verdadeira sustentabilidade que assegure um futuro mais risonho às novas gerações.
  2. Estando a celebrar o Jubileu do centenário da morte do Padre Leão Dehon e dos 150 anos da Fundação da Congregação dos Sacerdotes do Coração de Jesus, comprometemo-nos a seguir o exemplo do Padre Dehon, que sempre procurou identificar as grandes questões sociais de cada tempo e a empenhar-se na sua resolução, incentivando os seus discípulos e interlocutores a fazerem o mesmo. Hoje queremos juntos encontrar soluções criativas, inovadoras, justas e corajosas para as principais fragilidades do mundo em que vivemos.
  3. Numa sociedade excessivamente refugiada atrás dos ecrãs, do anonimato e do virtual, sentimos a necessidade de redescobrir a alegria de estarmos juntos, do encontro pessoal, do diálogo e da escuta, do regresso à terra e às raízes da existência, com maior envolvimento das famílias em todo o processo educativo. Conscientes da importância e utilidade que têm hoje os dispositivos tecnológicos, não queremos que eles ocupem por inteiro o nosso tempo e espaço, privando-nos da vida ao ar livre e do contacto direto com a terra e a natureza. Vemos nesta experiência sensorial um fator de felicidade, de desenvolvimento físico e mental equilibrado, estimulador duma vida mais harmoniosa e partilhada.
  4. Acreditamos que a sustentabilidade que importa não é apenas uma questão ambiental, mas a forma como educamos e vivemos em comunidade. Assim, propomo-nos continuar a fomentar paradigmas educativos que promovam o empreendedorismo, o desenvolvimento de competências e o reforço da autonomia das crianças, dos adolescentes e jovens das nossas escolas e instituições, respeitando as diferenças e a diversidade, cuidando especialmente da participação ativa, da inclusão e boa integração dos mais vulneráveis e frágeis, combatendo a cultura do medo e da desconfiança, do desperdício, do descartável e da indiferença.
  5. A participação do D. Armando Esteves Domingues, Bispo de Angra, na última manhã e na celebração de encerramento dos nossos trabalhos encheu-nos de alegria e reforçou a nossa convicção da importância da comunhão eclesial e da união de esforços de todos os agentes pastorais na promoção duma pastoral social integral e integradora, em espírito de cooperação e interconexão, de diálogo, de escuta e de sinodalidade, em que todos contam, têm vez e voz. Será desta forma que, discípulos de Cristo, seremos profetas da paz e da esperança.
  6. O Encontro foi marcado do princípio ao fim pelo infatigável espírito de acolhimento e de familiaridade das instituições anfitriãs, que nos fez sentir em casa, entre amigos e irmãos. O número significativo de participantes neste Encontro e as partilhas nele vividas revela a necessidade que sentimos de continuar este caminho juntos e unidos, na certeza de que assim mais facilmente contribuímos para a construção do mundo mais humano, solidário e inclusivo com que sonhamos.

No contexto do Jubileu Dehoniano que estamos a viver, propomos que o VI Encontro Dehoniano de Pastoral Social se realize em finais de 2026, em data e local a definir, assumindo um caráter mais internacional, convidando a nele participar as Entidades Dehonianas da Europa. Nele deverão ser abordadas as grandes questões e desafios do mundo do trabalho, em conformidade com as inquietações e linhas de ação do Padre Leão Dehon no seu tempo.

 

Livramento, 7 de Maio de 2025

Os participantes no V Encontro Dehoniano de Pastoral Social