Mensagem final do VII Encontro de Secretariados da JD

Reunidos no Seminário de Alfragide, de 4 a 6 de Março de 2011, estiveram os membros dos Secretariados da Juventude Dehoniana dos vários Centros, neste que foi o VIII Encontro.

Com momentos de convívio entre os vários Centros, pudemos partilhar as inquietações, motivações e experiências vividas ao longo deste último ano.

Contámos com a amável presença do Padre Javier Luengo – Dehoniano da Província Espanhola – que nos indicou caminhos de reflexão sobre a complexidade da nossa acção neste contexto de mudança. Acima de tudo, foi uma mensagem de esperança e de fé no futuro da Pastoral Juvenil como uma proposta de felicidade cristã.

Fazendo eco das pistas de reflexão, foram discutidas as estratégias de acção para os próximos anos. Debatemos a proposta de Itinerário da JD para 2013-2018, apresentada pelo Padre Adérito Barbosa, e a reflexão e maturação fica ao cuidado dos Centros até ao início do próximo ano de actividades.

Incitados pelo apelo do nosso Superior Provincial Padre Zeferino Policarpo a “inovarmos” a nossa intervenção enquanto agentes da Pastoral Juvenil, o Secretariado da JD Lisboa apresentou uma proposta audaz de programa para o XIV Encontro Nacional da JD. Esta foi detalhadamente discutida, remetendo a sua execução para os diversos Centros.

Transversal a todo o encontro, foram os momentos em que nos recolhemos no silêncio da oração, na vontade de colocarmos os nossos passos no seguimento de Cristo, ao estilo do Padre Dehon.

Como expressão da Comunhão Eclesial, que nos tem guiado neste Ano Pastoral, terminámos o nosso encontro celebrando com a comunidade cristã do Bairro 2 de Maio e levando para os nossos projectos a vontade de sermos Igreja, luz num mundo em transformação.
Fazemos votos que este espírito de esperança e fé que vivemos contagie os jovens de Açores, Algarve, Coimbra, Lisboa, Madeira e Porto.

Alfragide, 6 de Março de 2011.
 

plugins premium WordPress