Missa do Parto | 16 Dezembro – Celebração em Alfragide

A Paróquia de Alfragide promove a celebração de uma Missa do Parto, no próximo dia 16 de Dezembro, às 6h30m (da manhã). A iniciativa que partiu dum grupo de católicos madeirenses, e foi acolhida, de imediato, por esta comunidade paroquial vai já no seu quarto ano e tem vindo a contar com um número crescente de participantes.

As Missas do Parto são uma secular tradição da religiosidade popular e da cultura madeirense.

Elas invocam, nos nove dias que antecedem o Natal, o bom parto da Virgem Maria, que há-de dar à luz o Menino Jesus. O facto de serem celebradas tão cedo, ainda antes do nascer do sol, ficava a dever-se a uma preocupação prática de não interferir com o trabalho nos campos, que começava cedo, e ao simbolismo da preparação da celebração de Jesus que nasce para ser a Luz do mundo.

São celebrações muito participadas com um cunho muito próprio no que se refere, por exemplo, ao canto e à música. Além disso, no final da missa, ocorre tradicionalmente um momento de convívio com beberes e comeres quentes típicos da Madeira.

Todos os que queiram – madeirenses e outros – são convidados a participar nesta expressiva celebração e no convívio que se lhe segue, no próximo dia 16 de Dezembro, às 6h30 (da manhã) na Igreja da Divina Misericórdia (junto ao Estado Maior da Força Aérea) na Paróquia de Alfragide.

P Nélio Tomás,

Pároco de Alfragide

 

plugins premium WordPress