Missa nova em Carvalhosa, Paços de Ferreira

Estava programado e concretizou-se: uma semana depois de ter sido ordenado presbítero na Catedral do Porto, o P. Antonino Gomes de Sousa celebrou Missa Nova na sua Paróquia de origem, a Paróquia de São Tiago de Carvalhosa, Paços de Ferreira.

O sol era abrasador e o calor imenso, mas nem isso demoveu a grande multidão que fez questão de participar nesse evento sempre tão significativo como é a celebração da primeira missa na Paróquia de onde é originário o novo sacerdote. E deu para notar que uma Missa Nova extravasa as fronteiras da Paróquia, porque aquela multidão que encheu por completo o Salão Paroquial era oriunda de muitas terras e de muitas paróquias, sobretudo as das vizinhanças de Carvalhosa. Também não faltaram ao convite os familiares, confrades e amigos, muitos deles vindos de bem longe.

A festa foi bonita! Tudo começou com o longo cortejo que levou o novo sacerdote da casa dos pais até à igreja paroquial. O sol estava inclemente e há testemunhas que garantem que alguns dos participantes poderiam encher baldes de água se para ali torcessem as roupas empapadas em suor. A festa continuou com o caloroso acolhimento do sacerdote à porta da igreja e depois do cortejo de acólitos e sacerdotes que dali se dirigiu para o salão, onde o Padre Antonino presidiu à solene celebração.

A multidão era imensa, o calor era intenso, tudo servia para fazer de leque improvisado, mas nada disso impediu que a celebração fosse duma grande dignidade e beleza, para o que muito contribuíram o magnífico coral, com os seus muitos e variados instrumentos e as suas vozes a preceito, assim como toda a organização, incansável na coordenação da celebração e na distribuição de água fresca. No fim da celebração, como é habitual nestas circunstâncias, procedeu-se ao beijo das mãos abençoadas do novo sacerdote, gesto sempre demorado, até porque a ele também se juntam os abraços e calorosos cumprimentos ao festejado. Foram muitas emoções juntas!

A festa continuou tarde e noite dentro, com um lanche ajantarado servido nos ambientes exteriores do Centro Paroquial. Foram momentos de convívio muito agradável, a que não faltaram os vivas ao novo padre e o fogo de artifício a preceito. Na hora de “arrumar a tenda”, impõe-se um agradecimento muito especial aos pais, irmão Pedro e familiares do Padre Antonino, ao Padre Tiago Santos, Pároco de Carvalhosa, a toda a Comunidade paroquial e autoridades autárquicas, pelo acolhimento e pelo esforço e brio que colocaram em toda a organização. Bem hajam!

José Agostinho Sousa,
superior provincial  

 

plugins premium WordPress