Missão Dehoniana em Angola elevada a Distrito

Com data de 20 de Novembro de 2012, foi publicado o decreto do Superior Geral da Congregação, Pe. José Ornelas, que eleva a Distrito directamente dependente do Superior Geral, a Comunidade Territorial de Angola.

A elevação a Distrito corresponde a uma certa consolidação do projecto missionário, das estruturas que o sustentam e do número de missionários que estão empenhados na Missão Dehoniana em Angola. Ao tornar-se Distrito, Angola adquire maior autonomia de organização e de funcionamento sob a coordenação de um Governo próprio que será nomeado em breve.

A presença Dehoniana em Angola remonta a 5 de Março de 2004, com a chegada dos primeiros missionários, Pe. Domingos Pestana e Pe. Joaquim Freitas. Neste momento trabalham em Angola 10 missionários oriundos das Províncias de Portugal, Itália do Norte, Moçambique e Camarões. Há ainda um religioso natural de Angola que conclui os seus estudos nos Camarões e um noviço que, em Moçambique, faz a preparação para a Profissão Religiosa. Há também uma dezena de seminaristas que em Viana faz a caminhada de Postulantado.

A presença Dehoniana em Angola compreende 3 comunidades: Viana, Luau e Luena.

A passagem formal a Distrito ocorrerá no próximo dia 8 de Dezembro, no âmbito da visita que o Superior Geral, Pe. José Ornelas, o Conselheiro Geral para Angola, Pe. Albert Lingwengwe e o Superior Maior delegado do Superior Geral, Pe. Zeferino Policarpo farão a Angola no próximo mês de Dezembro. Nesse dia tomará posse o primeiro governo Distrital de Angola que guiará o Distrito ao longo dos próximos três anos.

No sentido de continuar a garantir o futuro da Missão Dehoniana em Angola, foi assinada uma convenção entre as Províncias envolvidas no projecto que regula os moldes de apoio à Missão em pessoas e em meios.

Zeferino Policarpo, scj

plugins premium WordPress