Missão do Luau: Biblioteca Padre Dehon

▬ Eis-nos em grande alegria por vermos, finalmente, a tão esperada biblioteca.
A Missão Católica do Luau, e sobretudo o Município do Luau tem o privilégio de usufruir do esforço conjunto da ALVD, FEC e Missão Católica. Um projecto que reuniu e mobilizou muita gente, onde os principais agentes foram 14 jovens portugueses voluntários pela ALVD.
As 7 horas de voo até Luanda e os 2 dias de viagem de carro que nos levou quase até à fronteira com o Congo, não demoveram o grupo dos objectivos a que se propôs. Foram 3 semanas intensas desenvolver 3 projectos:

– organizar a biblioteca, com os livros recolhidos e enviados de Portugal;
– fazer um seminário de professores (abordando temas de saúde, pedagogia e informática);
– deixar montada uma sala de informática.

A dificuldade em conseguirem atempadamente o visto foi suavizada pela sensação de estar a dar à Missão Católica e ao Município do Luau instrumentos de alto nível e muito raros de se ver nesta parte do hemisfério. A 24 de Agosto, o Administrador Municipal do Luau teve a honra de inaugurar a bonita Biblioteca Padre Dehon, e teve o privilégio de ser o primeiro a consultá-la, dizendo que desta maneira é fácil encontrar o que precisamos. Teceu grandes elogios ao trabalho da Missão, unindo-se às palavras proferidas pelo padre Joaquim, superior da Missão, e às do padre Luciano, coordenador do grupo de voluntários, na cerimónia da bênção do edifício da biblioteca.
A inauguração contemplou ainda no programa a entrega dos certificados de frequência no seminário de formação de professores que ultrapassou os 60 elementos. E antes de um retemperado almoço houve uma partilha cultural, onde o grupo de Jovens do Luau, os voluntários e o grupo das mamãs tornaram a manhã ainda mais festiva e animada.
No final desta experiência dos voluntários dehonianos, a Missão agradece profundamente à ALVD, na pessoa do seu presidente, o padre Adérito, e renovamos a disponibilidade em receber quem queira ser missionário por estas terras do Leste de Angola.

» David Mieiro, scj

plugins premium WordPress