Missão do Luau celebra 20 anos de presença Dehoniana

Foi a 14 de Março de 2005 que, durante uma missa de 4h numa igreja em ruínas, os padres Joaquim Freitas e Jorge Alves assumiram a Missão de Santa Teresinha do Menino Jesus de Luau.

A missão foi fundada em 1936 pelos monges Beneditinos vindos do Mosteiro de Singeverga, e foi a primeira presença cristã naquelas terras fronteiriças de Teixeira de Sousa, hoje chamada Luau. A guerra interrompeu o trabalho missionário dos padres, mas não o empenho dos catequistas das comunidades que, à chegada dos missionários dehonianos se fizeram presentes e demonstraram uma enorme gratidão por poderem contar novamente com o apoio missionário e o acesso aos sacramentos de uma forma regular.

Passadas duas décadas da nossa presença nesta terra, são visíveis os sinais do trabalho dos nossos missionários na dedicação, na promoção da fé, educação e desenvolvimento social nesta região de Angola. Não faltam histórias e peripécias que dariam para escrever muitas páginas e que permanecem na memória e no coração de todos os que as partilharam, seja da parte população como de tantos voluntários portugueses e italianos que por aqui passaram.

Com a chegada dos missionários dehonianos em 2005, e sobretudo com a presença e mestria do Padre Joaquim Freitas, a Missão consolidou-se como um pilar de esperança na comunidade, através de iniciativas concretas: reabilitação da Igreja paroquial, reconstrução da escola, manutenção da casa da Missão e criação do projeto Infor-Dehon, voltado à formação profissional no campo da informática.

Por todos estes motivos de ação de graças, queremos assinalar a celebração destes 20 anos de presença dehoniana com a criação do site: missaoluau.org. Trata-se de uma plataforma digital que reúne informações sobre projetos históricos, testemunhos, apresentação das atividades atuais que desenvolvemos e as diversas formas como se pode colaborar com a nossa missão.

Além disso, a missão de Luau tornou-se conhecida pelo trabalho de voluntários nacionais e internacionais, cujos testemunhos de superação agora ganham destaque neste novo site.

Obrigado a Todos os que ajudaram a reconstruir a nossa missão de Santa Teresinha do Menino Jesus de Luau e que nos ajudam a continuar a sonhar.

Cl. João Amaro F. Pestana, scj
Missionário no Luau