Muitos acólitos reunidos…

No dia 17 de novembro, o Seminário Missionário Padre Dehon foi palco de um encontro de jovens acólitos de três diferentes paróquias: Fânzeres, Esgueira e Rio Tinto.

O primeiro grande ato desse dia aconteceu às 10h30, com a celebração da habitual (embora neste dia mais solene) Missa dominical, presidida pelo Pe. José Domingos Ferreira, e que, para além dos fiéis que regularmente a frequentam, contou com a presença de 50 acólitos.

Depois da Missa, houve um pequeno momento de interação entre os acólitos que, até então, não se conheciam: não só apresentaram os seus nomes e de onde eram, mas, incentivados pelo Carlos e pelo Manuel (acólitos de Fânzeres e de Rio Tinto, respectivamente), também tiveram a oportunidade de expressar aquilo que os motivava a prestar este nobre serviço a Cristo e à sua Igreja.

O passo seguinte da nossa tão preenchida agenda foi um farto almoço, generosamente preparado por voluntários da paróquia de Fânzeres, com a ajuda do Seminário. Foi um excelente momento de convívio e uma ótima oportunidade para os acólitos, assim que ligaram a música, mostrarem que também sabem dançar.

Após o almoço, o aspirante Serhii Barnych desafiou-os para um divertido e dinâmico jogo de perguntas e respostas, que os jovens acólitos jogaram com verdadeiro entusiasmo.

Para aproveitar bem o domingo ensolarado que São Pedro nos concedeu, realizou-se, logo em seguida, um torneio de futebol: quatro equipas disputaram o título de campeã do dia.

Para aqueles que não quiseram jogar futebol foi reservada uma sala onde puderam participar do jogo do bingo, que foi presidido pela Andressa (uma das pessoas responsáveis por este evento), e ganhar diversos prémios.

Como encerramento deste evento, o Pe. Igor Oliveira apresentou aos jovens o acampamento vocacional, que decorrerá de 20 a 22 de dezembro, e convidou-os para participarem nele.

Luiz Henrique Santos, aspirante dehoniano