Print Friendly, PDF & Email

Começa a primavera e logo se sente no ar a vontade de fazer missão. 60 Voluntários Dehonianos de vários países (Portugal, Espanha, Itália e Alemanha) reuniram-se para o habitual encontro, que os enviará em grupos para o Equador, Moçambique, Angola, Albânia, e este ano, pela primeira vez, para o Paraguai.

O projecto de voluntariado internacional MY Mission realizou-se na comunidade dehoniana de Valencia, Espanha, entre os dias 29-31 de Março. Foram umas jornadas formativas onde se facilitou aos voluntários ferramentas para programar as realidades de missão de cada lugar de destino. Os 5 workshops da manhã de sábado foram sobre o trabalho com pessoas incapacitadas, com a terceira idade, com as crianças, com juventude & famílias e com pessoas sem-abrigo. Assim, durante o encontro todos os voluntários tiveram a oportunidade de conhecer-se, conviver e partilhar inquietudes. À tarde reunimos por grupos de missão: Angola, Equador, Moçambique e Paraguai. Ao fim do dia fomos dar uma volta pela cidade, terminando o dia com um convívio.

Dos momentos mais marcantes deste encontro foi o testemunho de Yamile Saleh, a mãe do activista dos Direitos Humanos e prémio Sakharov em 2017, Lorent Saleh. Narrou o sofrimento dos quatro anos de encarceramento do seu filho, assim como a triste realidade em que vive o seu país, Venezuela.

O encontro finalizou com uma emotiva eucaristia com o rito de envio dos voluntários deste ano. Conscientes da acção solidária e evangelizadora que realizam em nome de Jesus, receberam a Cruz Dehoniana, símbolo do carisma que os fortalece na hora de evangelizar, e a vela que lembra Jesus como a luz do mundo que cada um é chamado a levar aos outros.

São cerca de 30 voluntários portugueses que estão a fazer a sua formação na ALVD (Associação dos Leigos Voluntários Dehonianos) e que irão abraçar nos meses de verão estes projectos no Equador, Moçambique, Albânia e Angola.