Na cidade dos doutores…

O Instituto Missionário do Sagrado Coração, em Coimbra, acolheu nesta segunda-feira o encontro dos jovens religiosos dehonianos, habitualmente designados por «sub-10».

O encontro começou pouco depois das 10 horas da manhã e contou com a presença de 8 participantes, para além do responsável pelo acompanhamento deste grupo, o padre José Domingos Ferreira. O primeiro momento do dia vincou a necessidade de aprender a viver em constante formação permanente e foi um tempo de partilha da vida e das expectativas que cada um levava dentro de si.

Antes do almoço, celebrámos a Eucaristia, presidida pelo padre Pedro Sousa, o mais jovem presbítero do grupo, ordenado no passado mês de Julho. Por seu lado, o almoço possibilitou o encontro com a comunidade dehoniana desta casa, num clima distendido de boa-disposição.

A tarde foi dedicada a uma visita cultural, que se revelou uma experiência estética e artística de primeira ordem. Fomos visitar o Seminário da Sagrada Família que é o seminário maior da diocese de Coimbra. Causou bastante impacto a obra artística do padre Nunes Pereira, nomeadamente as suas extraordinárias xilogravuras, que merecem ser conhecidas e justificam uma visita a este lugar. Podemos observar cuidadosamente este espólio artístico, escutando as informações detalhadas da responsável pela sua inventariação.

O seminário da Diocese também impressionou pela beleza da sua paisagem circundante, pelas suas impressionantes escadas em caracol, pela sua secular biblioteca, pelos aposentos do bispo, apenas para nomear alguns dos lugares mais interessantes deste espaço. Nesta visita, fomos simpaticamente guiados pelo padre Nuno Santos, reitor do Seminário, que nos fez sentir em casa.

O final da visita ao Seminário assinalou também o fim do encontro. Era chegado o tempo de digerir todo o vivido e experimentado neste dia…

José Domingos Ferreira, scj

 

[FAG id=11687]

 

plugins premium WordPress