Noite 4×4 – Mission and Faith – Universitários Dehonianos

Se na semana passada levantamos voo em direção “Aquele que para lá das nuvens sorri” aceitando o desafio de “voar com o coração aberto para tocar o céu”, como escreveu a Elisabete, nesta quarta-feira, dia 25 de outubro, fizemos a nossa primeira escala em Timor Leste.

Essa Noite 4×4 – Mission and Faith aguardava-nos com algumas surpresas. A primeira com que me deparei decorreu durante a eucaristia quando rompeu o “cântico de entrada” ao som dos Hillsong United. Coincidência das coincidências, a banda que vim a ouvir pelo caminho. E assim, entre a música, a arte contemporânea e o silêncio e a oração (como já nos têm habituado) saímos do “aeroporto” rumo ao desconhecido. E como as grandes viagens exigem sempre um estômago bem-disposto nada melhor do que uma refeição partilhada com uma saborosa sopa à mistura.

Repostas as energias seguimos, caminho adiante, prontos a ouvir a experiência de missão da Teresa Pizarro, da Ana Cláudia Pereira e da Maria Reis interpeladas pela Rafaela Coelho. Entre a alegria do testemunho, as brincadeiras preparadas e a tomada de consciência da difícil realidade do povo timorense, ficou-me a ressoar ao ouvido a possibilidade de também viver a alegria que se esconde na beleza das pequenas coisas, dos pequenos gestos. Num simples estar, somente…

Embora, tendo já regressado dessa viagem, não vim sozinho. Talvez alguma barata (ou outro bichinho qualquer), das centenas que decidiam todas as noites invadir o quarto, se tenha escondido na minha mala de viagem.

Ouço-a percorrer algures o seu novo quarto como quem murmura: «VIN POR TI. Vê lá se me levas de novo a casa…»

Luís Miguel Silva

 

[FAG id=10169]

plugins premium WordPress