Noite de cinema no seminário

A comunidade religiosa do Seminário Missionário Padre Dehon, no cumprimento do seu programa pastoral, realizou, no passado dia 23, uma noite de cinema, com o objetivo de “reflectir sobre a importância de procuramos um maior sentido para a nossa caminhada”.

A projeção do filme começou às nove horas da noite com, aproximadamente, 30 espectadores na sala. O filme, que foi projetado pelo padre Antonino Sousa, chamava-se “Superação – O milagre da fé”.

A obra cinematográfica, apresenta uma família de 3 membros em que, tanto os pais como o filho, são pessoas muito crentes em Deus. Um dia, o filho, desobedecendo a todas as regras, vai brincar com os amigos num lago gelado. As coisas, porém, correm mal e ele sofre uma queda, afogando-se por mais de 15 minutos. Chegado ao hospital, o rapaz é dado como morto. Contudo, a mãe não desiste e reza desesperadamente.  A sua prece é fruto de um milagre inédito. Apesar do filho ter voltado à vida, este fica em coma induzido e com poucas probabilidades de continuar vivo, restando, assim, a fé da mãe e dos seus amigos como única solução para o menino sobreviver.

A fita do filme desenrolou-se durante uma hora e meia, acabando às 22:30h.  Seguiu-se a partilha de um pequeno lanche com os presentes. Neste pequeno momento de convívio, as pessoas aproveitavam para dialogar e expressar as suas impressões acerca da longa-metragem. Estas foram algumas opiniões que se destacaram: “foi um filme bastante forte com uma mensagem muito forte. Aprendi mais alguma coisa…a minha fé ficou mais reforçada hoje”; “é um filme muito intenso e muito poderoso que faz pensar sobre a vida e sobre Deus”; “este filme desperta-nos para a vida…o que mais me chamou a atenção neste filme foi a fé”.

Já eram onze horas da noite, quando as pessoas se despediram uma das outras e seguiram para o conforto das suas casas.

Nuno Gomes, seminarista dehoniano

plugins premium WordPress