Notícias breves

Muitos de vós estais em tempo de férias, merecidas e legítimas. Outros encontram-se em plena actividade, assegurando o trabalho nas várias comunidades. A todos quero manifestar a minha união, para que aproveitem este tempo para renovar energias físicas e espirituais.
Comunico algumas notícias breves.

1. Terminou ontem a VI Semana Ibérica em Salamanca. Foi uma excelente ocasião para formação, reflexão, oração, convívio e intensificação do sentido congregacional nas nossas vidas. Na página Internet da Província, encontrais a mensagem final, as crónicas destes dias, por mim escritas “à pressa”, assim como fotos alusivas ao acontecimento (tiradas com a máquina da Província, embora o fotógrafo não fosse o habitual). A presença de algumas leigas e outras consagradas da Família Dehoniana deram uma perspectiva mais universal à presença da nossa espiritualidade nos meios em que estamos inseridos.

2. Apenas ontem, dia 30, chegaram a Maputo todos os participantes na Experiência Missionária em Moçambique: 20 leigos e três padres dehonianos. Tudo estava em ordem, mas a Companhia Aérea tudo complicou. No dia 28 partiu um grupo com várias horas de atraso. Os restantes partiram um dia depois, via Zurique e Joanesburgo. Ontem falei por telefone com o P. José Agostinho. Apesar dos grandes transtornos da viagem, encontram-se bem, prontos a iniciar esta experiência de trabalho missionário nas várias áreas preparadas ao longo do ano. Apenas faltavam algumas malas, mas o P. Luciano andava pelo aeroporto a tentar resolver o problema. Na nossa oração, lembremos este grupo para que a sua missão chegue a bom porto.

3. No dia 12 de Agosto celebraremos o aniversário da morte do nosso Fundador. Todas as comunidades, mesmo desfalcadas, procurem celebrar esse dia com todo o sentido. Em Aveiro, como é habitual, haverá uma celebração mais elaborada, com palestras dos noviços e eucaristia presidida pelo Superior Provincial. Estarão presentes ainda dois dos novos sacerdotes, o P. João Nélio e o P. Paulo Coelho. Além disso, os confrades dos Camarões que estão em Alfragide, o Jean-Paul e o Max, farão em Aveiro a renovação dos seus votos na vida religiosa. Estarão ainda presentes os postulantes que iniciarão o Noviciado, incluindo o Daniel, noviço da Província Europa-Francófona. Motivos para dar graças a Deus! A comunidade de Aveiro contactará as comunidades para dar conta do programa e solicitar a presença dos confrades que puderem participar.

4. Terminou ontem a primeira parte da preparação para a Profissão Perpétua do Ricardo Freire e do Joaquim António. Participaram também o Jean-Paul e o Max, que a farão no próximo ano nos Camarões. O P. Isildo e o P. Adérito acompanharam-nos nesse itinerário ao longo do mês de Julho. Tudo correu bem, na intensidade dos temas, no ambiente fraterno e na profundidade da oração. Falta a segunda parte, o retiro de preparação em Setembro. Mantenhamos a nossa oração unida a estes irmãos para que o Senhor os ilumine e abençoe nesta decisão definitiva em acolher o dom da vida religiosa.

5. Amanhã, dia 1 de Agosto, o Paulo Coelho será ordenado presbítero na Sé Catedral do Porto, por D. Armindo Lopes Coelho, que celebra o seu jubileu de vida sacerdotal (50 anos) e episcopal (25 anos). Que a nossa oração comungue destes grandes motivos de acção de graças para a diocese do Porto e para a nossa Província.

Outras notícias chegarão a vós através do comunicado do Conselho Provincial.
Unido no Coração de Jesus, renovo a minha solidariedade fraterna para com todos vós.
Um abraço amigo.

| Manuel Barbosa, scj – Superior Provincial |

 

 

plugins premium WordPress