Notícias da Igreja do Loreto

A comunidade da Igreja do Loreto vem partilhar convosco alguns acontecimentos que têm feito parte da sua vida neste últimos meses.

Visita do Embaixador da Itália

Para surpresa nossa, na missa de Natal das 11h30, em italiano, entre as demais pessoas que marcaram presença, esteve o novo Embaixador da Itália, em Portugal. Ele deu-nos a honra de visitar a comunidade e as obras do telhado da Igreja, então em curso. Mostrou-se um homem muito comunicativo, simpático e cordial. Sentimos que ele procura estar próximo daqueles que representa. Fazia-se acompanhar da sua esposa. Esteve também presente o provedor da Igreja que se fazia acompanhar da esposa e duma filha.

 

Coro Ricercare e Sinfonietta de Lisboa

A nossa Igreja tem sido frequentemente procurada para a apresentação de concertos de alto nível artístico. Apraz-me recordar, entre outros, a atuação do Coro Ricercare, sob a direção de Pedro Teixeira, e da Sinfonietta de Lisboa, sob a direção de Vasco Pearce de Azevedo. Atuaram na nossa Igreja no passado dia 29 de Fevereiro. A Igreja encontrava-se praticamente cheia. Apresentaram quase exclusivamente obras de compositores portugueses.

 

Recuperação do telhado da Igreja

Depois de vários meses de obras de recuperação do telhado e do exterior, a Igreja aparece com um novo o rosto.

No dia 21 de Março, com as obras quase a terminar, a pedido da arquitecta Fátima Basílio e do responsável dos trabalhadores, Belarmino, às 12h00, foi celebrada missa em acção de graças pelo bom andamento das obras. Como não podia deixar de ser, presidiu à referida celebração o Reitor, Pe. Francesco Temporin. Além dumas trinta pessoas, entre responsáveis e trabalhadores, estava também o Provedor da Igreja, Conde Nigra e a sua esposa. Após a missa, houve um pequeno lanche na sacristia.

Já no dia 24 do mesmo mês o rosto da Igreja estava completamente à mostra, apesar de ainda faltarem alguns pormenores de conclusão da obra, que foi dado por concluída no dia 28 de Março. Estão de parabéns todos aqueles que se empenharam nesta obra, particularmente o Reitor, o Provedor e a Junta da Igreja do Loreto, bem como todo o pessoal da empresa Teixeira Duarte.

 

Domingo de Ramos

A celebração do Domingo de Ramos na nossa Igreja teve um cariz muito especial. Como vem sendo habitual, presidiu à mesma o Núncio Apostólico em Portugal, D. Rino Passigato. Contou ainda com a presença do secretário da Nunciatura, monsenhor Roman. Além dos já referidos, foram concelebrantes, o Reitor, o Superior Provincial e o Pe. Isildo; o Pe. Paulo esteve a orientar o grupo coral e a tocar órgão; sendo uma celebração muito longa, o Pe. Ângelo Favero, já com 96 anos de idade, não participou. Na assembleia, marcaram presença um bom grupo de pessoas da colónia italiana. Merecem uma referência especial a presença do Embaixador da Itália em Portugal, o Provedor da Junta da Igreja e membros da mesma, bem como vários outros membros da Embaixada da Itália. Já o almoço foi reservado à comunidade, ao Núncio Apostólico, ao seu secretário bem como ao condutor, ao Superior Provincial e ao Pe. Saturino.

Em plena Semana Santa, são muitas as pessoas que procuram os serviços desta comunidade para receberem o sacramento da misericórdia do Senhor, sempre pronto a perdoar. Felizmente, podemos contar, ao longo de toda a semana, com a colaboração de dois confrades doutras comunidades: o Pe. João Nóbrega e o Pe. Manuel Saturino.

Esta comunidade quer saudar todos os confrades e demais pessoas que nos visitam no site da Província desejando uma Santa Páscoa na certeza de que o Senhor Jesus continua vivo no meio de nós.

 

Isildo Gomes da Silva, scj

plugins premium WordPress