Notícias da Igreja do Loreto

Localização da Igreja do Loreto

A Igreja do Loreto, conhecida como Igreja dos Italianos, encontra-se na Baixa Lisboeta, junto ao Chiado e à Praça Camões, em frente ao Bairro Alto.

Estamos rodeados de outras igrejas. Logo em frente, no outro lado da rua, temos a igreja paroquial de Nossa Senhora da Encarnação; por isso mesmo, esta rua chegou a chamar-se Rua das Duas Igrejas. Se atravessarmos o Largo do Chiado e descermos a Rua Garrett mais alguns duzentos metros, encontraremos à nossa direita a Igreja dos Mártires, outra paróquia da Baixa Chiado. Se continuarmos a descida da Rua Garrett mais alguns cento e cinquenta metros, encontraremos à nossa esquerda a Calçada do Sacramento que vai dar ao Largo do Carmo, onde se encontra o convento de Nossa Senhora do Monte Carmelo. Ao meio desta mesma calçada, à esquerda, surge-nos a Igreja Paroquial do Santíssimo Sacramento, território onde se encontra implantada a Igreja do Loreto. Regressemos à nossa igreja. Mesmo ao lado, encontra-se a Rua da Misericórdia que continua com a Rua São Pedro de Alcântara, ao meio da qual se encontra a Igreja de S. Roque, junto ao Largo Trindade Coelho, pertença da Santa Casa da Misericórdia, à qual se encontra anexa.

 

Finalidade da Igreja do Loreto

A igreja do Loreto foi construída pela comunidade católica italiana a residir em Lisboa para dar apoio espiritual aos mesmos imigrantes. Foi a primeira igreja da zona e chegou mesmo a ser igreja paroquial. Presentemente, também se mantém a mesma finalidade das origens, o serviço principal que prestamos é o atendimento de confissões. E o quanto as pessoas nos procuram para receberem o perdão do Senhor! Temos habitualmente, durante todos os dias da semana, mais de seis horas diárias de confissões. E, se há algumas horas com menos movimento, outras há em que a afluência é grande.

No pouco tempo que me encontro nesta igreja, quantas pessoas me têm pedido: Senhor Padre, não deixem de prestar este serviço na diocese de Lisboa! Quantas vezes procuramos nas mais diversas igrejas do Patriarcado um padre para nos confessarmos e não encontramos!…
Aqui estamos, enquanto Deus quiser.

 

A Comunidade Religiosa

Somos uma comunidade de quatro padres. Somos poucos para atender devidamente todas aquelas pessoas que recorrem à misericórdia de Deus. O Pe. Ângelo Favero está com noventa e cinco anos e ainda celebra a missa das 09h00 horas e atende uma ou outra pessoa que o procura… O Pe. Paulo Riolfo é o ecónomo da comunidade, está com setenta e três anos e habitualmente celebra a missa das 19h30. O Reitor da Igreja e Superior da comunidade é o Pe. Francisco Temporin, com os seus sessenta e sete anos, que se vai desdobrando nas mais diversas actividades, prestando o serviço pastoral que lhe é possível, atendendo as muitas pessoas que, pelas mais diversas razões, nos procuram e dando resposta aos mais diversos imprevistos que cada dia surgem numa obra deste género. Finalmente, o último chegado a esta comunidade, o Pe. Isildo Silva que está com sessenta e dois anos e vai-se dedicando muito especialmente ao ministério das confissões.

Felizmente, às terças-feiras, durante a manhã, temos a preciosa colaboração do Pe. João Chaves que vem da Casa Provincial apoiar-nos no serviço das confissões, oferecendo um tempo de descanso aos membros da comunidade. O mesmo se diga em relação ao Pe. João Nóbrega que, todas as quintas-feiras, se desloca da Comunidade do Forte da Casa para nos prestar o mesmo serviço, também durante a manhã. É, sem dúvida, uma colaboração muito preciosa que estes dois confrades prestam a esta comunidade.

 

Alguns acontecimentos mais significativos

Devido às características desta comunidade que tem como prioridade o serviço das confissões, os acontecimentos significativos não são muito frequentes nem movimentam grande número de pessoas.
De qualquer maneira, não posso deixar de referir alguns acontecimentos que muito nos honram:

No dia 6 de Novembro tivemos a visita do Superior Provincial; almoçou connosco e o café proporcionou uma conversa mais demorada, particularmente sobre a vida da nossa comunidade.

No dia 11 do mesmo mês, tivemos a agradável visita do D. António Braga, Bispo dos Açores; almoçou connosco e ficou na comunidade durante um pedaço da tarde.
Neste mesmo dia, às 21h30, teve lugar, na nossa igreja, um concerto levado a efeito pelo Coro Ricercare e pela Sinfonietta de Lisboa. Apresentaram “Requiem por mim”, do compositor João Nascimento e “Requiem à memória da Passos Manuel”, composto por Eurico Carrapatoso. Os dois compositores encontravam-se presentes na assembleia. O referido concerto contou com a participação de mais de sessenta pessoas, entre vocalistas e instrumentistas. A igreja encontrava-se completamente cheia e havia ainda um bom grupo de pessoas que não encontraram lugar para se sentar.

No dia 04 de Dezembro, pelas 21h30, veio actuar na nossa igreja o Coro da Nova, da Universidade Nova de Lisboa. Cantaram obras de Handel, Mozart e Scarlatti. Mesmo se a igreja não estava cheia, estava bastante composta. O coro era composto por 34 membros, contando com o Director.

Dia 8 de Dezembro, Solenidade da Imaculada Conceição. Como não podia deixar de ser, o horário da comunidade e o serviço religioso foi igual ao dos domingos. Com a missa das 17h30, ficou pronto o já tradicional presépio da igreja do Loreto que constitui uma atracção na zona. Está bonito. Com muito movimento, muita luz e muita cor. Parabéns, Pe. Macedo!

O grande acontecimento, porém, foi a Festa da Padroeira, Nossa Senhora do Loreto, no dia 12 de Dezembro. Desde há muito que vinha a ser preparada, sobretudo com os convites quer a entidades oficiais, quer às famílias italianas residentes em Lisboa, pelo menos aquelas cuja morada é conhecida. Teve o ponto culminante com a celebração da Eucaristia, presidida pelo Superior Provincial. A homilia foi feita pelo Reitor. Em representação do Núncio Apostólico, convidado para presidir mas ausente em Roma, esteve o seu secretário, monsenhor Stefano Mazzotti. Estiveram presentes várias individualidades civis e militares. Sendo Nossa Senhora do Loreto a padroeira da aviação, encontravam-se representadas várias companhias aéreas, com as suas bandeiras, benzidas logo após a homilia. O canto da Santa Missa esteve a cargo do grupo coral da TAP que muito contribuiu, e bem, para a animação da solenidade. Terminada a Santa Missa, todas as pessoas foram convidadas à sacristia para um conv&i
acute;vio e beberete muito bem preparado. Seguiu-se o almoço para alguns convidados.

Os membros desta comunidade do Loreto desejam Boas Festas a todos confrades, familiares, amigos e demais pessoas que tiveram a paciência de ler esta mensagem. Que o Menino que Maria deu à luz na gruta de Belém acompanhe a caminhada de cada um de vós e a todos conceda a sua bênção para o novo ano 2011.

Isildo Gomes da Silva, scj

plugins premium WordPress