Notícias de Angola – Missão em Luena

Foi ao som desta canção do Padre Zezinho, que nesta manhã tomámos a iniciativa de levar um grupo de crianças a recolher sementes.
Estamos na área do Kapango arredores de Luena.

Uma área desflorestada pelo consumo de carvão da cidade nos últimos anos. Aqui se vieram fixar muitas pessoas atraídas pela cidade ou simplesmente forças pelas circunstâncias do regresso do refúgio dos tempos de guerra onde andaram fugidas muitos anos. É aqui que D. Tirso, Bispo de Luena, pede para os Sacerdotes do Coração de Jesus iniciarem um nova futura Paróquia.

Eis-nos aqui chegados. Esta é a nossa nova missão desde 11 de Junho de 2010. No passado dia 12 de Setembro celebrámos no local a primeira missa (ver HOMILIA [+] ) que foi também a entrega desta capelania, feita pelo anterior missionário, o Padre Amândio, beneditino, e que presidiu à missa.

Hoje, efectivamente, foi a nossa primeira missa no local. Neste ambiente de aspecto desértico e poeirento, fruto dos já quase cinco meses de seca, estamos a começar sem nenhuns outros meios a não ser esta simples capela construída por iniciativa dos cristãos locais. Mas o futuro adivinha-se promissor, não fosse também este um dos cantos do Mundo aonde o Senhor nos mandou que levássemos o Evangelho! E porque não começar por semear árvores?

Aproxima-se a época das chuvas. Existem na cidade umas árvores frondosas capazes de crescerem muito e darem sombra e madeira. As sementes são muito abundantes e assemelham-se a uma azeitona. Então, porque não recolhê-las para semear? E as crianças foram as mais aptas para esta acção. As mães não hesitaram em enviá-las para tão inesperada missão. Vieram 14 mas havia muitas mais candidatas a participar na colheita. Pelo caminho fomos cantando e aprendendo mais cânticos. A Irmã Rita, das canossianas, juntou-se também ao grupo. Com grande alegria e entusiasmo todos se entregaram à azáfama da recolha! Ao fim o resultado parece satisfatório, um bom balde cheio daquelas sementes que prometem ser profecia de um futuro diferente para estas crianças do Kapango.

Terminámos com um doce para que a memoria deste dia tenha sempre o sabor feliz do doce que podemos ser quando fazemos algo por um mundo melhor!

Bem hajam meninos e meninas do Kapango!

» Jorge Alves, scj

Homilia da Missa na nova Paróquia do Coração de Jesus (Kapango – Luena) [+]

plugins premium WordPress