Notícias de Luena – Angola

A comunidade dehoniana de Luena ficou finalmente completa com a chegada do Pe. Jean Paul no passado dia 28 de Outubro e do Pe. Maggiorino Madella, no passado dia 26 de Novembro, após as respectivas férias nos Camarões e na Itália. A comunidade foi erecta a 11 de Junho 2010 na celebração da Solenidade do Sagrado Coração de Jesus e tomou o nome do seu patrono: Comunidade do Coração de Jesus. Actualmente instalada na proximidade do centro da cidade, ela procura ser um sinal para o povo de Deus que está em Luena. A sua inserção na vida e na pastoral da diocese é bem concreta com a aceitação daParóquia do Sagrado Coração do Capango, uma zona bastante complexo na periferia da cidade. Os desafios são muitos… Na Paróquia é de salientar a caminhadarealizada ao longo destes últimos meses, nomeadamente a estruturação, a criação de sectores de atividade, o acompanhamento, o catecumenato, a evangelização, o aprofundar do sentido eclesial e comunitário, a presença e a formação. Deparamo-nos também com alguns desafios concretos e imediatos como a construção da igreja e de algumas estruturas de apoio ao trabalho paroquial. Temos realizado na Paróquia algumas celebrações de sacramentos nomeadamente o Baptismo e a Primeira Pomunhão. É uma comunidade em crescimento, cheia de fé e de vontade de caminhar. Além da Paróquia, prestamos outros serviços à diocese: apoio a movimentos, Caritas, direcção espiritual no seminário diocesano.

No que se refere à comunidade estamos a procurar crescer em fraternidade e estamos empenhados na construção da residência da comunidade, dado que estamos a viver em instalações precárias. O carácter provisório donosso lugar de habitação recorda-nos a dimensão provisória da existência humana, que está em “trânsito” neste mundo. No terreno que nos foi doado pela diocese iniciámos as obras de construção de uma oficina que irá servir de apoio à construção da casa da comunidade e, mais tarde, do lar vocacional.

E assim decorrem os nossos dias, na simplicidade e na alegria, na expectativa do dia sem ocaso, quando o Senhor se manifestar e nos revelar a sua face…

Jean Paul, scj

plugins premium WordPress