Notícias de Lwena

Caros amigos, que acompanhais solidariamente na oração a nossa presença em Angola, saúdo-vos a todos no Coração de Jesus, nosso modelo e inspiração.

No mês de agosto, começa a ser uma salutar tradição na nossa comunidade de Lwena, é o mês dos voluntários. Tivemos entre nós um grupo de três voluntários que, de forma muito generosa e empreendedora, deram um pouco de si mesmos, nas áreas da formação para a liderança cristã, alfabetização e prática da língua inglesa. O Eduardo, a Carina e a Carolina deixaram muito boas recordações nas crianças, adolescentes e jovens da nossa paróquia com a sua capacidade de sair de si mesmos para estar no meio  deles de forma alegre e despretensiosa, ultrapassando preconceitos e distâncias; foi uma experiência que marcou profundamente as suas vidas, sobretudo as dos voluntários que, em reacções posteriores, confessaram como tinham sido tocados interiormente.

Finalmente, no mês de Outubro, concluindo as celebrações paroquiais do Ano da Misericórdia, fizemos uma peregrinação a pé ao Moxico-Velho (fica a uns 30 quilómetros da nossa paróquia). Com a bênção inicial do pároco caminhamos juntos até ao santuário de Nª Srª de Fátima, no Moxico-Velho, onde se encontra uma das portas santas da diocese de Lwena. Cantando e partilhando a vida, crianças, jovens, adultos e até os mais velhos, fizemos a nossa caminhada de forma serena e amiga. Como longo era o caminho e o andamento variava ao ritmo mais rápido ou lento das passadas dos peregrinos, fizemos algumas pausas para juntar a comunidade dos peregrinos e rezar juntos uns pelos outros.

E estamos quase no fim de mais um ano. Vamos terminá-lo, como diocese, com a celebração da ordenação sacerdotal de um novo sacerdote diocesano, o futuro Padre Leonardo. É uma bênção do Senhor para uma diocese tão carenciada de sacerdotes.

Agradeço a todos, mais uma vez, a vossa oração. Que esse vínculo nos mantenha solidários e unidos apesar da distância.

No Coração de Jesus,

Pe. Amaro Jorge SCJ

 

[FAG id=8585]

plugins premium WordPress