Notícias de Madagascar, a Ilha Vermelha

Para os confrades e amigos com saudades de Madagáscar aí vão algumas frescas notícias para acalmar o grande calor dos portugas.

Ordenações do Arsene e do Charly – Graças a Deus tivemos mais dois diáconos que foram ordenados no dia 6 de Agosto e já estão a encaminhar-se para as comunidades que os vão acolher durante o ano de estágio pastoral: Imerimandroso e Fianarantsoa.

Casa de Fianarantsoa – Graças a Deus já terminaram os trabalhos da segunda fase. Estamos na terceira, ou seja, na substituição do soalho de pinho por betão armado, muito mais consistente. Os confrades de passagem já puderam inaugurar os novos quartos. Os pais do Pe. Luís Pestana, em visita missionária, foram os primeiros a cortar a fita! Ficamos com 15 quartos a mais, uma bela capela, uma sala de multiusos, biblioteca, uma sala de conferências. Sobretudo é sem dúvida uma óptima aquisição para o futuro da nossa presença aqui em Fianara. Obrigado, Portugal e amigos benfeitores!

Mudanças – Começou a dança das mudanças. O Pe. Pedro já anda a fazer as malas para partir e o Pe. Armando Baptista anda a tomar o pulso à comunidade e à paróquia.

Os candidatos abundam – Pois tivemos dois estágios de admissão com cerca de 42 alunos já acompanhados em pré-seminário para entrar para o 10 ao 12° anos e estamos a trabalhar mais uma vez, em capacidade máxima ou seja, esperamos receber 40 alunos.
Este ano os resultados do 12° foram muito bons. Os nossos alunos ficaram todos aprovados.

O nosso liceu privado – é como se chama a casa de Fianarantsoa (Maison Notre Dame de Fatima). Esta casa, equivalente a Coimbra, tem sido um liceu para os candidatos de 12 congregações religiosas masculinas e femininas que enviam aqui os seus candidatos. O Ir José Manuel é o ilustre prefeito de estudos que se tem distinguido por uma perfeita organização da secretaria e do corpo docente. Os resultados estão à vista, e que seja por muitos e longos anos. Os postulantes serão 12 se Deus quiser.

Grandes inaugurações – esperamos pela visita do Pe. Geral e do Provincial novo para inaugurar a casa e dar um merecida homenagem à Província portuguesa que nos dizeres do velho Bispo de Vila Real acerca do vinho da região: “nos tem dado muito e do bom”.
Este ano foi um ano de graça quanto a realizações: terminamos a reabilitação de todas as 5 pistas (estradas) da nossa região, uma ponte digna desse nome em betão e 3 aldeias tiveram água potável. As más línguas começam a dar bocas acerca de um Alberto João cá da zona…
O mais importante é que todas as capelas do nosso distrito de Fianrantsoa foram reconstruídas e os cristãos aumentaram… em média são 400 os baptismos por ano o que prova que a crise de natalidade não é aqui…

| Pedro Coutinho, scj |

 

plugins premium WordPress