Print Friendly, PDF & Email

Algumas notícias chegadas recentemente da Região de Madagáscar:

1. Renovações de votos.
Foram admitidos 17 escolásticos à renovação de votos, dois dos quais (Alain e Prosper) fizeram o pedido para serem admitidos à profissão perpétua, cuja preparação vai decorrer durante o mês de Setembro.

2. Ordenações.
Dois escolásticos (Francis e Jérôme) serão ordenados diáconos. O diácono Yvon será ordenado presbítero. As ordenações realizar-se-ão a 6 de Agosto no Seminário Menor de Ambohipo.

3. Novo Mestre de Noviços e de Postulantes.
O P. Nigro Rocco foi nomeado Mestre de Noviços e de Postulantes a partir do próximo ano. Recorde-se que o Noviciado esteve suspenso durante um ano, após a saída do P. Leandro.

4. Noviços e Postulantes.
Foram admitidos 7 candidatos ao Noviciado e 9 ao Pré-Postulantado.

5. Mudanças nas comunidades.
A Região de Madagáscar efectuou algumas mudanças de pessoal, que terão início a 1 de Setembro de 2005. No que respeita aos confrades portugueses, apenas o P. Alcindo passa de Antsirabé para vigário de Ifanadiana. Os outros continuam nos mesmos lugares: os Padres Dinis, Luís Ernesto e Pedro em Antananarivo; o P. Baptista e o Ir. José Manuel em Fianarantsoa; o P. Álvaro em Ifanadiana; o P. Jardim em Ambohimanga du sud; o P. Clemente em Mananjary e em Antsenavolo. Encontram-se em Portugal o P. Rafael (a título definitivo) e o P. Leandro (adscrito à Casa Regional MAD, tendo o Superior Provincial LU jurisdição para a sua colocação comunitária e pastoral). D. Alfredo Caíres continua, naturalmente, como Bispo de Mananjary.

6. Estudos em Roma.
Encontram-se em Roma o P. Gabriel para estudos de especialização e, no próximo ano, o P. Justin vai participar no Curso para Formadores.

7. P. Perroux em Madagáscar.
O P. André Perroux estará em Madagáscar de 20 a 28 de Setembro para proferir algumas conferências sobre o Padre Dehon e orientar o retiro anual da Região.

8. Regresso do P. Sardini.
O P. Stefan Sardini regressou a Madagáscar, afim de trabalhar em Ambatondrazaka, sob a responsabilidade directa dos Bispos. Está adscrito à Casa Regional MAD e participa na vida da comunidade de Imerimandroso.

| Manuel Barbosa, scj |