Notícias de Roma

Em Roma, a vida vai retomando o seu rumo e os “padres estudantes” lusos lá volveram à cidade a que todos os caminhos vão dar.
Por aqui, encontrámos a decorrer o encontro de secretários provinciais, em que participou o nosso P. João Chaves, que tinha deixado recentemente a nossa comunidade e o serviço da Congregação do Culto Divino e Sacramentos, na Santa Sé, para assumir esta nova função de Secretário Provincial, em Portugal.
A nossa vida tem sido preenchida pela preparação do novo ano académico, entre burocracias das universidades e as necessárias e habituais arrumações dos ambientes pessoais.
Por estes dias, o P. Rafael Costa, presidente do Centro de Estudos e membro da nossa Província, participou num Congresso sobre o P. Dehon, organizado pelo P. Yves Ledure, em Paris.
Num gesto de fraternidade lusófona, aproveitando este tempo que precede o início do ano lectivo, os portugueses e alguns brasileiros deslocaram-se a Subiaco, onde se pôde contemplar in loco a experiência de fé de São Bento. A visita foi encantadora, seja pela beleza do lugar e da natureza que o circunda, seja pelos séculos de história e de arte que nos fizeram reviver no nosso tempo a experiência do grande santo, pai do monaquismo ocidental e Patrono da Europa, assim proclamado pelo Papa Paulo VI.
Entretanto, é chegada a hora da partida do P. Ricardo Freire para Jerusalém, onde frequentará as aulas deste primeiro semestre, num consórcio entre a Universidade Hebraica de Jerusalém e o Pontifício Instituto Bíblico, em cuja filial de Jerusalém ficará alojado. Quanto aos outros (P. José Gouveia e P. António Loureiro), dentro de poucos dias, também eles começam as suas aulas, mas não sem, antes, participarem nos dias de programação comunitária, reflexão espiritual e passeio comunitário, que já vêm fazendo parte da praxe do início do ano lectivo desta comunidade.

| Ricardo Freire, scj |

plugins premium WordPress