Notícias de Roma

Está a começar o ano escolar nos ateneus romanos e, portanto, a vida da comunidade do Colégio Internacional começa também a todo o gás.
Já por tradição, este início é vivido em três marcantes momentos que se dividem por outros tantos dias. Assim, tivemos um dia de reflexão espiritual (uma recolecção orientada pelo P. Vincenzo Martino scj – 5/10), o conselho de família preparatório do ano escolar e também de conhecimento mútuo (6/10), a fim de apontar para toda a comunidade os seus objectivos comuns e, por último, um dia de passeio comunitário (7/10).
Neste dia de passeio, descemos de Roma para sul. Subimos ao Monte Circeu, revivendo toda a mitologia ciclópica, e daí passámos a Terracina, um outro lugar alto donde se tem uma das mais belas vistas de Itália sobre o Mediterrâneo, seguindo depois para Gaeta onde almoçámos. À tarde, passou-se pela abadia cisterciense de Casamari, com uma bela explicação sobre a história e a vida daquele mosteiro. Neste passeio comunitário, foi preciosa a orientação histórica e turística dos guias, padres João Chaves e Piet Adam.
Quanto aos portugueses, em Roma, devemos dizer que a nossa presença foi enriquecida pela chegada do P. Agostinho Pinto, em ano sabático.
Com o mês de Setembro, tivemos as celebrações dos aniversários dos padres Amândio (15 de Setembro) e António Loureiro (30 de Setembro), celebradas de forma bem portuguesa.

| Ricardo Freire, scj |
 

plugins premium WordPress