Notícias de Salamanca

Mais uma vez queremos partilhar convosco algumas informações sobre a última semana de formação de Ecónomos SCJ em Salamanca.
1. Módulo Cooperação: “Chaves de Inovação e Financiamento e Gestão de Projectos”. Este módulo de formação teve como base a apresentação exaustiva de como se estrutura um projecto de financiamento a apresentar a uma ONG, biblioteca disponíveis pelas ONGs para financiamento de projectos de desenvolvimento socio-económico e filantrópicos. Foi um Módulo de formação interessante, porque os participantes puderam conhecer os caminhos mais seguros para apresentar um projecto de Desenvolvimento.
2. Módulo “Formação Espiritual: Economia e Vida Religiosa”, desenvolvido pelo Pe. Aquilino, baseando-se nos documentos fundamentais do XXI Capítulo Geral sobre a Economia, e pelo Pe. Giovanni Prost (Ecónomo do Congo) que apresentou um trabalho de pesquisa sobre o Pe. Dehon e movimentos sociais no seu tempo.
3. Hoje mesmo terminou o “Módulo de Informática” – Excel, programa de cálculo informático, e também tivemos uma aula prática sobre o Microsoft Outlook (correio electrónico). Por azar a Internet “pifou” mesmo no momento crítico do envio de mensagens. Ficou-se um pouco pela teoria. Para alguns foi esta a primeira vez que trabalharam com um computador…
4. Sábado passado pudemos fazer uma pausa cultural-turística, visitando a Cidade de León, na Província de Castilla-León. Sendo a cidade natal do Pe. Aquilino, ele esmerou-se nas explicações. Um seu sobrinho guiou-nos a vários lugares. Mesmo interessante foi a visita à Igreja de Sto. Isidoro (padroeiro da Paróquia de Eixo), onde pudemos também ver o museu-tesouro e o panteão dos Reis de Castela-Leão. Tivemos um rico almoço, cuja iguaria mais apreciada foi o “rabo” de boi.
Seguem noutro e-mail mais algumas fotos que ilustram o árduo trabalho destes dias…

Um abraço,

| Manuel Domingos Pestana, scj |

plugins premium WordPress