Notícias do Loreto

No início de mais um ano de actividades, após as férias, aqui estamos a marcar presença e a dar algumas notícias que marcaram a vida desta comunidade nestes últimos tempos. Apesar da idade que vai pesando por estes lados, a vida desta comunidade recomenda-se.

 

Aniversário natalício do Pe. Ângelo Favero

No dia 26 de Setembro último, o Pe. Ângelo, nosso muito querido ancião, celebrou mais um aniversário. Noventa e seis já estão na conta.

A festa para a comunidade religiosa decorreu ao almoço. Os confrades da zona de Lisboa marcaram presença em grande número. Éramos quinze à mesa.

À tarde, a comunidade cristã fez questão de associar-se à referida festa. Houve missa solenizada às 19h30, presidida pelo Pe. Paulo Riolfo. Concelebraram o Pe. Ângelo, que deixou de presidir desde o dia 20 de Agosto último por motivos de saúde, bem como o Pe. João Chaves e o Pe. João de Brito, da Congregação dos Sagrados Corações. A homilia foi feita pelo Pe. João Chaves. O Pe. Ângelo dirigiu umas palavrinhas à assembleia, que estava em grande número, no fim da missa. Após a missa houve um convite a todas as pessoas para que se dirigissem à sacristia para um convívio e para cantarmos os parabéns ao festejado. A sacristia ficou cheia. As pessoas foram convidadas a trazer alguma coisa para partilhar e havia com abundância. Foi simples, mas bonita, esta homenagem ao Pe. Ângelo. Sempre são noventa e seis e, além disso, ele está ao serviço desta comunidade cristã há sessenta e três anos.

 

Obras de restauro da igreja

Finalmente iniciaram as obras de restauro do telhado da nossa igreja. Há muito que estava a necessitar que isso acontecesse. O início das obras estava previsto para Maio. Mas as dificuldades sucessivas motivadas com a burocracia camarária foi motivando vários adiamentos. Finalmente, no dia 23 de Agosto, pelas 08h00, começaram, muito a medo as tão desejadas obras. O primeiro trabalho foi remover todo o material que se encontrava armazenado no sótão, o que levou ainda algum tempo.

Verdadeiramente importante é que os trabalhos seguem em frente. Está previsto o prazo de cinco meses para a realização da mesma. Esperemos que o inverno não pregue partidas e que tal aconteça. Vamos aguardar!

 

Visita do Superior Geral

O Superior Geral, Pe. JoséOrnelas Carvalho, acompanhado pelo Assistente Geral, Pe. Claudio Dalla Zuanna, está a fazer a visita aos confrades e às diversas obras da Congregação em Portugal. No dia 29 de Setembro foi a vez da visita a esta nossa comunidade. O encontro com a comunidade foi a partir das 18h00, seguido de jantar. Para oefeito, o Pe. João Chaves veio substituir os membros da comunidade no serviço religioso da tarde, na igreja.

Tivemos um encontro muito interessante no qual o superior, Pe. Francisco Temporin, secundado pelos demais membros da comunidade, informaram acerca do andamento deste projecto da Província Portuguesa, particularmente orientado, pelo menos nas suas origens, para a comunidade italiana a residir em Lisboa. O superior Geral mostrou-semuito interessado por esta obra, apoiando os membros da comunidade no serviço que prestamos.

Isildo Gomes da Silva, scj

plugins premium WordPress