O mês de Maio trouxe algumas visitas ao noviciado. Entre elas, destacamos a dos postulantes que pensam ingressar no noviciado, no próximo mês de Agosto. Foram 10 jovens muito vivos, bem dispostos e motivados, que passaram entre nós três dias, partilhando a vida da comunidade e ouvindo algumas explicações do mestre sobre os objectivos do noviciado, conteúdos, meios de formação, critérios e sobre alguns aspectos práticos, tais como a data, o enxoval e o itinerário para chegar à Casa do Sagrado Coração.

Anotamos também a visita da Lúcia Correia, da Companhia Missionário do Coração de Jesus, missionária na Guiné-Bissau, que falou da sua experiência.

Apesar de muita rápida, merece particular realce a visita do dehoniano D. José Alfredo Caíres de Nóbrega, Bispo de Mananjary, em Madagáscar, que presenteou a comunidade com uma bela capulana decorada com motivos dehonianos.

No dia 27, acolhemos o mestre e os noviços dehonianos de Salamanca, Espanha. O Pe. Valentim já outras vezes passou pela comunidade, acompanhando noviços. Este ano vieram três noviços, todos naturais da Venezuela.
Na tarde do dia 27, mostramos-lhes a paróquia de Eixo, a Barra e Costa Nova. Depois do Jantar, mostrámos-lhes a cidade de Aveiro. No dia 28, acompanhámo-los a visitar as comunidades de Centro Dehoniano, com a Paróquia de Nossa Senhora da Boavista, no Porto, o Centro Missionário de Betânia e a Paróquia de Duas Igrejas, em Paredes, a Obra ABC e o Seminário Padre Dehon, em Rio Tinto.
À noite, na comunidade ouve um convívio, com troca de lembranças, que se prolongou pela noite dentro.
No dia 29, visitaram Fátima, participaram na celebração de acção de graças pela próxima beatificação do Padre Dehon, em Coimbra, e regressaram a Salamanca.
Foi um encontro rápido, mas rico de fraternidade, de partilha e de tomada de consciência da interculturalidade da Congregação dos Sacerdotes do Coração de Jesus.

| Fernando Fonseca, scj |