Notícias do Noviciado

A Casa do Sagrado Coração de Jesus, em Aveiro, tem tido, como seria de esperar, uma intensa actividade. Para além da normal formação, reflexão e oração por parte dos Noviços e da comunidade religiosa, temos tido algumas actividades extras que muito tem contribuído para a dinamização e crescimento da nossa comunidade.

Assim, no dia 19 de Setembro, iniciamos a nossa semana com a simpática e fraterna visita do Bispo do Algarve, D. Manuel Quintas, que para além de celebrar connosco a Eucaristia nos deu um panorama geral de algumas temáticas eclesiais.

Na Terça–Feira (dia 20), recebemos mais três confrades que, em trabalho ou em férias, quiseram partilhar da nossa hospitalidade. Foram eles o nosso Superior Provincial, o Padre José Andrade e o Padre Sérgio Filipi.

Na Quarta–Feira (dia 21), a comunidade Religiosa participou, no Seminário Missionário Padre Dehon, em Gondomar, no encontro das Comunidades Centro/Norte com o Superior Geral e os Noviços foram contemplados com uma belíssima Conferência dada pelo Superior Provincial e com uma visita a bela localidade de Penela.

Na Sexta–Feira (dia 23) recebemos a tão aguardada Visita Canónica. Na parte da manhã, o Superior Geral, Padre José Ornelas, e o Vigário Geral, Padre Claudio Dalla Zuanna estiveram reunidos com a comunidade religiosa. Ao almoço recebemos a visita do Bispo de Aveiro, D. António Francisco, convidado para se associar a esta passagem do Superior Geral pela nossa comunidade. Partilhou connosco a sua alegria e o seu agradecimento pela presença Dehoniana em Aveiro.

A parte da tarde foi vivida em ambiente de festa e de alegria. Pelas 15h00 foram chegando os Seminaristas do Instituto Missionário e os Pré-Postulantes do Centro Dehoniano acompanhados pelos seus respectivos Formadores. As 15h30 realizou–se um amigável jogo de futebol entre os mesmos e os Noviços. Às 17h00 os Noviços, os Pré–Postulantes e os Seminaristas do Instituto Missionário estiveram reunidos com o Superior Geral e com o Vigário Geral onde tomaram conhecimento de algumas temáticas interessantes da Congregação a nível mundial. Às 18h00 celebrámos a Eucaristia, em clima de festa e de júbilo, dando graças a Deus pelos dons que Ele nos concede, pelavida e obra do Padre Leão Dehon e pela Visita Canónica. Seguiu-se o jantar fraterno. Terminámos este belo dia com a sensação de se terem semeado boas sementes de esperança para a nossa Província.

No Domingo os Noviços participaram na tomada de posse do Pe. Agostinho BasílioMendes como Administrador Paroquial de Eirol, paróquia pertencente ao Concelho e arciprestado de Aveiro.

Tiago Pereira

plugins premium WordPress