Print Friendly, PDF & Email

Saudações fraternas da comunidade mais periférica da Província Portuguesa SCJ…

A nossa comunidade, de 30 de Novembro a 2 de Dezembro de 2008, promoveu o retiro de Advento para leigos e o encontro de Advento para jovens. A primeira actividade realizou-se no Domingo. O Padre Adérito Barbosa orientou o retiro sobre o tema Missão de S. Paulo. De manhã proporcionou-se um ambiente de silêncio e de meditação. A Eucaristia foi antes do almoço. De tarde foi apresentado um testemunho da experiência missionária de um mês em Moçambique pela ALVD em Agosto passado. Houve espaço para confissões. Terminámos o retiro com a adoração. Notou-se um espírito renovado nas 25 pessoas que participaram. No final, à saída estava o padre Basílio a convidar para um chá quentinho porque, apesar de tudo, nos Açores também se sente frio. Foi um momento de agradável convívio.

À noite, no jantar foi momento de louvar o Senhor pelo dom da vida da Senhora Isabel Braga e relembrar com gratidão o seu grande apoio no início da presença dehoniana em S. Miguel. Tivemos a ocasião de ler e comentar o que escreveu o cronista no dia 16 de Novembro de 1990, o que levou a relembrar outras aventuras vividas noutros momentos.

No dia 1 de Dezembro, os jovens começaram aparecer. Iniciámos com uma reflexão sobre As necessidades para se dar, com trabalhos individuais e em grupo. Foi uma manhã de reflexão. O almoço foi um momento de restabelecer forças, com o farnel partilhado e a canjinha que a Senhora Teresa (nossa cozinheira) preparou. De tarde, todos ficaram bem impressionados e motivados para conhecer o Padre Dehon através de um concurso que consistia em responder às perguntas do padre Adérito, segundo uns power-points que o padre Zeferino fez sobre o Padre Dehon. Gerou-se um clima de competição e convívio. Foi uma óptima oportunidade para dar a conhecer um pouco mais o nosso fundador. Louvámos o Senhor que vem, na Eucaristia. A apresentação dos trabalhos individuais e em grupo deu-se no momento da homilia. Salientou-se a ideia de acolher o Deus que vem ao nosso coração, ao nosso mundo e de acolher os que nos rodeiam…
No dia 2 de Dezembro, o Padre Adérito preparou uma meditação para a comunidade com o titulo Eu nasci para ser missionário, referindo-se a S. Paulo como exemplo a seguir. Começou por fazer uma distinção entre “bem-estar“ e o “bem”, referiu-se à conversão de Paulo como momento chave da sua vida e missão, como bem testemunha as suas primeiras viagens. Concluiu com o Hino Paulino sobre Cristo onde é apresentado Cristo como servidor.

Assim foram estes dias com um confrade de outra comunidade, seja possível e se faça mais partilha da presença de outros confrades nesta comunidade distante e tão próxima na oração.

A comunidade deseja a todos um Advento alegre, na ânsia da vinda do Senhor dos pequeninos!

» Gil da Silva, scj