No dia 11 de Junho, o Bispo do Algarve presidiu à solene celebração da inauguração e dedicação da nova igreja de Altura ao Coração Imaculado de Maria. Situada perto do mar, na Paróquia de Monte Gordo, esta comunidade está entregue aos cuidados da comunidade religiosa dehoniana de Vila Real de Santo António, tendo como pároco o P. Marcelino Teixeira de Freitas.
Depois da procissão pelas ruas de Altura, o cortejo chegou à porta da igreja, que foi aberta de par em par a entrada de todos os fiéis. Seguiu-se a celebração da Eucaristia, com todos os ritos próprios da dedicação de uma igreja.
A igreja estava repleta de fiéis que viveram com emoção e alegria este acontecimento de fé e a abertura de um novo espaço litúrgico, essencial para o crescimento da comunidade cristã. Presentes vários confrades dehonianos e autoridades civis.
À Eucaristia seguiu-se a procissão solene, integrada nas Festas ao Coração Imaculado de Maria, padroeira da igreja, em que se destacavam dois andores: Coração de Jesus e Coração de Maria.
O dia terminou com um convívio no salão aberto a todos os que quiseram partilhar a sua alegria à volta de uma mesa bem recheada com bons acepipes e apetecíveis beberes.
Com este amplo complexo, a comunidade cristã de Altura fica mais enriquecida com um importante espaço para a celebração e formação da fé.

| Manuel Barbosa, scj |