Novas da Missão de Angola

Eis que chegam notícias de Angola!
Antes de mais, saudamos todos os confrades da Província e a si em especial, que “parou” nesta página para ler um pouco do que tem sido a nossa vida por cá. O ano está a terminar e com ele as actividades programadas. É tempo de avaliar e começar a pensar no novo ano.

CASA PADRE DEHON

1. A comunidade
A vida da comunidade foi normalizando, conforme a chegada de férias dos padres Domingos Pestana, Maggiorino Madella e Vicenzo Rizzardi e da chegada definitiva do P. Amândio Rocha para a comunidade.
Os nossos aspirantes, o Henrique e o Bartolomeu, terminaram com êxito os exames no Centro Dom Bosco e partiram para férias em família.
Este ano as chuvas chegaram mais cedo, e com elas as inundações e “seus derivados”: as enormes lagoas, a lama, etc. A nossa casa também não escapou, como tem sido habitual nesta época do ano. Antes de sair de casa, além da tracção dos carros é necessário calçado apropriado e sair com um pouco mais de tempo do que o habitual. Podem surgir surpresas nos imensos percursos até às comunidades. Mas não será isso que nos impede de lá chegar, vale a pena todo o sacrifício, ao ver muitos cristãos que fazem longos percursos para rezar na comunidade e, mesmo debaixo de chuva ou de pés encharcados, não deixam de marcar a sua presença.

2. A paróquia

A paróquia de Nossa Senhora do Rosário, a nós confiada, tem sofrido algumas mudanças nestes últimos meses. Além da nomeação do novo pároco, P. Domingos Pestana, foi criada a nova Diocese de Viana. Quer a comunidade “Casa Padre Dehon”, quer a paróquia, passam a pertencer a esta nova Diocese. E com a sua definição territorial, a paróquia assumiu mais um centro pastoral, com as suas 16 comunidades, das quais 7 são de eucaristia dominical, que celebramos alternadamente. São comunidades situadas nos subúrbios da enorme cidade de Luanda, com os seus desafios e dificuldades.
Para começar bem o próximo ano pastoral, o P. Domingos tem reunido com todas as comunidades, dando orientações comuns de toda a paróquia e diocese, evitando assim que na “enorme orquestra, cada instrumento toque a sua melodia”. Estão a ser constituídos os conselhos das comunidades com o seu Coordenador Principal, o Catequista, o Tesoureiro e os demais órgãos. Durante o mês de Outubro e Novembro, visitámos todas as comunidades novas e inteirámo-nos, dentro do possível, da caminhada de cada uma. A formação será a nossa principal prioridade nestes próximos tempos, pois muitas comunidades caminham ainda com os modelos e estruturas utilizados há muitos anos nas províncias de origem. Temos contado com o apoio de muitos leigos que, inseridos dentro de cada realidade e problema, nos ajudam a encontrar o caminho.

3. Notícias breves…

– O Dia Mundial das Missões não podia passar despercebido na nossa comunidade, muito menos na paróquia. E nas eucaristias destacámos não só a liturgia da Palavra proposta para esse domingo, bem como os desafios do Papa na sua mensagem para este ano. Na sede e noutras comunidades, a eucaristia foi animada pela IAM (Infância e Adolescência Missionária) e pela Liga Missionária, em que mais de 120 jovens e adolescentes fizeram o compromisso, vivendo e testemunhando o Evangelho onde quer que se encontrem.
– E porque estamos na Paróquia de Nossa Senhora do Rosário, o mês de Outubro, mês do Rosário, foi de particular importância. De destacar a recitação diária do terço animado por cada comunidade, uma semana de pregação e o encerramento do mês, em que teve lugar na Eucaristia solene, presidida pelo pároco, seguida de convívio e almoço, com os muitos paroquianos que neste dia se juntaram para celebrar o encerramento do mês do Rosário. Não faltou o funge de milho e de mandioca, a galinha, a quizaca, feijoada e muitas outras.
– No dia 22 de Novembro passado, teve lugar na nossa comunidade, “Casa Padre Dehon, a “Reunião do Clero” da Diocese de Viana, presidida pelo D. Joaquim Ferreira Lopes. Entre muitos assuntos, destacamos a apresentação e discussão do novo Plano Pastoral Diocesano e o ponto de situação da criação das novas Comissões Diocesanas de Pastoral. Sobre estas, o P. Domingos integrou a Comissão de Catequese, o P. Madella a Comissão de Ecumenismo e o P. Amândio a Comissão de Pastoral Juvenil. O almoço foi de confraternização e de partilha de experiências nas paróquias. Os trabalhos retomaram após o almoço. O próximo encontro será o convívio de Natal, no próximo dia 27 Dezembro. Será ao Santuário de S. José de Calumbo, um dos dois santuários agora pertencentes à recente Diocese de Viana e com a presença de D. Joaquim e todos os missionários da Diocese.

DO LUAU…

Da Comunidade Dehoniana do Luau, chegam algumas notícias. Comunicamo-nos sempre que o P. Joaquim ou o P. Jorge se deslocam a Saurimo ou Luena, percorrendo os mais de 300 Km. Só assim é que nos chegam notícias dessa longínqua missão.
Lembram-se da campanha “Telhas para a Igreja de Luau”? Segundo os nossos missionários, felizmente as obras estão em bom ritmo, condicionados sempre pela chuva. Mas não será neste Natal que a Igreja terá as telhas. Estão a terminar o reforço das paredes e a reparar a torre da igreja. A comunidade tem ajudado muito, sempre com a coordenação dos nossos padres e as indicações dos mestres mais experientes.

Em nome de todos os missionários da Comunidade Territorial de Angola, de Viana e Luau, desejo um Santo Natal e que o ano de 2008 seja abençoado. Que a bênção de Deus Menino desça sobre cada confrade, cada comunidade, cada família, levando consigo a partilha, a paz e a serenidade que nos vem de Belém.

Até breve!

| Amândio Rocha, scj |
 

plugins premium WordPress